Hoje, 14 de julho de 2024, Campinas, um dos mais pujantes municípios brasileiros, completa 250 anos.
Distante 99 quilômetros da capital paulista, Campinas tem o quarto PIB (Produto Interno Bruto) do estado de São Paulo e o 12º do Brasil, cuja base econômica se divide entre os setores de serviços e indústrial, este último com mais de 10 mil estabelecimentos de médio e grande porte, sendo mil deles entre as principais do País.
Mas, como nosso mote é o esporte, aproveitamos a data festiva dos 250 anos de Campinas para lembrarmos dois anos inesquecíveis para o futebol do município: 1977 e 1978.
A FORTE PONTE PRETA EM 1977, VICE-CAMPEÃ PAULISTA
Em 1977, com um fortíssimo time, a Ponte Preta brigou de igual para igual com as maiores forças do futebol paulista e chegou à decisão do estadual contra o Corinthians.
Foram três jogos, todos disputados no Morumbi. No primeiro deles, vitória do Corinthians por 1 a 0, gol de Palhinha (de rosto).
A segunda partida recolocou a Ponte na disputa. Vaguinho abriu o placar para o Alvinegro de Parque São Jorge, mas Dicá (cobrando falta) e Rui Rei (arrematando da entrada da grande área), viraram para a equipe campineira.
Na partida derradeira, melhor jornada do Corinthians, que quebrou o jejum de títulos que durava desde 1954. Baslio fez o tento redentor que deu o tão sonhado troféu aos torcedores corintianos.
O time base da Ponte Preta naquela temporada era: Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozzi e Odirlei; Vanderlei Paiva, Marco Aurélio e Dicá; Lúcio, Rui Rei e Tuta. O técnico era o saudoso Zé Duarte (1935-2004).
PARA LEMBRARMOS DO BOM MOMENTO DA PONTE PRETA DE 1977, VÍDEO COM A VITÓRIA DO TIME CAMPINEIRO SOBRE O CORINTHIANS POR 2 A 1 EM 9 DE OUTUBRO DE 1977, SEGUNDA PARTIDA DA DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DAQUELE ANO. QUE REGISTROU O MAIOR PÚBLICO DA HISTÓRIA DO MORUMBI, COM 38.032 PAGANTES (PÚBLICO TOTAL DE 146.082). NARRAÇÃO DE LUIZ NORIEGA (TV CULTURA-SP)
O QUASE IMBATÍVEL GUARANI DE 1978, CAMPEÃO BRASILEIRO
Se o ano de 1977 foi do "quase" para a Ponte Preta, em 1978 o Guarani colocou o nome de Campinas na primeira prateleira do futebol nacional, pois a equipe comandada pelo saudoso Carlos Alberto Silva (1939-2017) conquistou o até hoje inédito título do Campeonato Brasileiro por uma equipe do interior do Brasil.
A decisão aconteceu em duas partidas, a primeira, no Morumbi e a segunda no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Os dois jogos terminaram com vitórias bugrinas, ambos por 1 a 0. No primeiro, gol de Zenon (cobrando penalidade máxima) e no segundo o tento foi de Careca.
O time base do Guarani era: Neneca; Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão, Careca e Bozó. Técnico: Carlos Alberto Silva.
NA COPA DE 1978, TRÊS REPRESENTATES DO FUTEBOL CAMPINEIRO, TODOS DA PONTE PRETA
Embora o Guarani tenha feito uma campanha brilhante no Campeonato Brasileiro de 1978 (a conclusão do mesmo aconteu após a Copa da Argentina), apenas a Ponte Preta teve jogadores convocados para o Mundial de 1978: Carlos, Oscar e Polozzi. Deles, apenas Oscar foi o titular.
ABAIXO, O PRIMEIRO JOGO DA DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1978, VITÓRIA DO GUARANI POR 1 A 0, GOL DE ZENON (COBRANDO PENALIDADE MÁXIMA). A NARRAÇÃO É DE JOSÉ CARLOS CICARELLI (TV CULTURA-SP). JOGO REALIZADO EM 10 DE AGOSTO DE 1978
ABAIXO MELHORES MOMENTOS DA DECISÃO DO PAULISTÃO DE 1978, COM VITÓRIA DO GUARANI SOBRE O PALMEIRAS POR 1 A 0, GOL DE CARECA. A NARRAÇÃO É DO SAUDOSO LUCIANO DO VALLE (1947-2014), PELA REDE GLOBO. JOGO REALIZADO EM 13 DE AGOSTO DE 1978
Saudade: Johan Cruyff, o maior craque holandês morria há nove anos
24/03/2025Achados & Perdidos: Evaristo de Macedo, cinco gols pelo Brasil, um recorde há 68 anos
23/03/2025Seleção Brasileira: Há um ano começava a "Era Dorival". Endrick marcou o gol da vitória contra a Inglaterra
23/03/2025Achados & Perdidos: Os 50 anos da excursão invicta do Internacional pela Europa
23/03/2025Com boa vantagem, Bahia enfrenta o Vitória na decisão do Campeonato Baiano; as formações
23/03/2025