O primeiro Campeonato Brasileiro da "era moderna" (após a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa), realizado em 1971, completa 53 anos de seu encerramento nesta quinta-feira (19), dia em que o Atlético-MG derrotou o Botafogo-RJ no Maracanã por 1 a 0, gol de Dario, o Dadá Maravilha.
Na primeira fase o certame começou com 20 clubes, divididos em duas chaves de dez. Porém, todos jogaram contra todos em turno único.
A segunda fase teve 12 clubes (os seis melhores de cada um da primeira fase). Estes 12 clubes foram divididos em três grupos de quatro, mas agora se enfrentando em dois turnos, classificando-se os três primeiros de cada grupo.
A tarceira e última fase reuniu os três melhores, no triangular decisivo, composto por Atlético-MG, São Paulo e Botafogo-RJ.
TRINGULAR
No Mineirão, em 12 de dezembro de 1971, o Atlético-MG derrotou o São Paulo por 1 a 0, gol de Oldair, em partida realizada no Mineirão.
Três dias depois o São Paulo recebeu o Botafogo-RJ no Morumbi e apesar de ter saído perdendo (gol de Ney Oliveira), marcou quatro gols em uma sequência espetacular com Fórlan, Toninho Guerreiro e Terto (duas vezes). Todos os gols no segundo tempo.
Em 19 de dezembro, no Maracanã, o Atlético-MG cujo treinador e ra Telê Santana, precisava vencer para ficar com a melhor campanha desta fase e faturar o título, e conseguiu ao fazer 1 a 0 aos 16 minutos do segundo tempo, após bela jogada de Humberto Ramos pela esquerda, que cruzou na medida para o cabeceio de Dario, inapelável para o goleiro botafoguense Wendell.
CURIOSIDADE
Considerando apenas a primeira fase, com os 20 clubes divididos em dois grupos de dez, com todos se enfrentando em turno único, o Corinthians fez mais pontos, totalizando 26.
OUTRA CONQUISTA NO BRASILEIRÃO
O Clube Atlético Mineiro voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro em 2021, quando Cuca era o treinador da equipe mineira.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE LUIZ NORIEGA, O GOL DE DARIO EM 19 DE DEZEMBRO DE 1971, DIA DA FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO
FICHA TÉCNICA
Botafogo-RJ 0 x 1 Atlético-MG
Local: Maracanâ (19/12/1971)
Botafogo-RJ: Wendell; Mura, Djalma Dias, Queirós e Valtencir; Carlos Roberto e Marco Aurélio (Didinho); Careca (Tuca), Zequinha, Jairzinho e Ney Oliveira. Técnico: Paraguaio.
Atlético-MG: Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião. Técnico: Telê Santana.
Achados & Perdidos: Há 53 anos, o primeiro título do Galo no Campeonato Brasileiro
19/12/2024Saudade: Rubens Minelli completaria 96 anos nesta quinta-feira
19/12/2024Achados & Perdidos: Zé Elias, no Futsal, marcando gol narrado por Milton Neves
19/12/2024Deu a lógica na decisão do Mundial de Clubes 2024. Real Madrid bate fácil o Pachuca e chega à nona conquista do título
19/12/2024Parabéns, Mauro Galvão! Multicampeão, o ex-zagueiro completa 63 anos
19/12/2024