Ricardo Gomes e Duílio puxam a fila do Tricolor na entrada para o gramado do Maracanã com a bandeira do clube. Foto: Flu-Memória

Ricardo Gomes e Duílio puxam a fila do Tricolor na entrada para o gramado do Maracanã com a bandeira do clube. Foto: Flu-Memória

Há exatos 40 anos, com mais de 128 mil espectadores no Maracanã, o Fluminense conquistava o Campeonato Brasileiro de 1984, após o empate sem gols com o Vasco da Gama. Três dias antes, no mesmo Estádio Mário Filho, o Tricolor havia derrotado o Cruzmaltino por 1 a 0, gol do paraguaio Romerito.

Depois que a CBF passou a considerar o Roberto Gomes Pedrosa como Campeonato Brasileiro, esta foi a segunda conquista nacional do Fluminense, que havia conquistado o antigo certame em 1970.

Aquele ano de 1984 foi especial para o Fluminense, que também levantou o troféu do Campeonato Carioca, título que já havia conquistado no ano anterior e também arrebatou em 1985.

CARLOS ALBERTO PARREIRA, O TREINADOR

O Tricolor das Laranjeiras foi comandado por Carlos Alberto Parreira na vitoriosa campanha do Brasileirão de 1984, justamente ele que fora o preparador físico da equipe no "Robertão" de 1970. O treinador da equipe em 1970 foi o saudoso Paulo Amaral (1923-2008).

MAIS DOIS TÍTULOS BRASILEIROS...

O Fluminense voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro em duas ediçõs: 2010 e 2012, ambos já na fase de pontos corridos. Curiosamente, nestes dois anos, foram times mineiros os vice-campeões: Cruzeiro e Atlético, respectivamente.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA (DECISÃO DO CAMPEONATO CARIOCA DE 1984)

Fluminense 0 x 0 Vasco 

Local: Estádio Mário Filho (Maracanã) - Rio de Janeiro
Data: 27/05/1984
Público: 128.381 pagantes.
Árbitro: Romualdo Arpi Filho (SP)

Fluminense: Paulo Vítor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Vasco: Roberto Costa; Edvaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho e Mário; Mauricinho, Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu Coimbra. 

A formação do Flu naquele 27 de maio de 1984. Em pé, da esquerda para a direita: Aldo, Paulo Victor, Duílio, Ricardo Gomes, Jandir e Branco. Agachados: Romerito, Delei, Washington, Assis e Tato. Foto: Divulgação/Fluminense

Anos mais tarde, Romerito, que marcou o gol na primeira partida da decisão contra o Vasco em 1984, posa com o troféu da conquista do Fluminense. Foto: Divulgação/Fluminense

 

 

Últimas do seu time