Atacante foi revelado pelo Juventus e jogou no Timão entre 1982 e 1984. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Atacante foi revelado pelo Juventus e jogou no Timão entre 1982 e 1984. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Há exatamente 40 anos, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 1984, o atacante Ataliba (atualmente com 67 anos, residindo em São Paulo) viveu um de seus melhores momentos com a camisa corintiana, marcando três dos quatro gols alvinegros diante do Náútico, no Morumbi, na vitória por 4 a 0.

O Timão, embalado pelo bicampeonato paulista (1982 e 1983), começou o Brasileirão como um dos favoritos ao título, mas acabou eliminado pelo Fluminense na semifinal. O Tricolor das Laraneiras, aliás, levantou o caneco do certame nacional.

Mas naquele 11 de março de 1984, pela nona rodada do Brasileirão, o Corinthians fez uma belíssima exibição, com Ataliba sendo o grande personagem da partida.

Foi ele quem abriu o placar naquela tarde de domingo no Morumbi, aos 35 minutos do primeiro tempo, completando de cabeça, após jogada de Biro-Biro pela esquerda, que tal qual um legítimo ponta cruzou na medida para o camisa 7 alvinegro.

O Náutico perdeu boas chances de empatar ainda na primeira etapa, com Mirandinha (aquele mesmo que jogou no Newcastle e Palmeiras), e o segundo tento do jogo aconteceu aos 6 minutos da etapa final, desta feita com Eduardo Amorim. 

Ele cobrou falta da esquerda, em curva, e a bola passou pela defesa do time pernambucano e pelos atacantes corintianos, e acabou morrendo no canto esquerdo de Mazarópi (que estava emprestado pelo Grêmio), que não acreditou que a bola chegasse ao gol.

Com amplo domínio, e o Náútico mais aberto em busca de diminiur o placar, foi o Corinthians que chegou mais uma vez ao gol, novamente com Ataliba, que recebeu lindo passe de Zenon e tocou de "cavadinha", na saída de Mazarópi.

O quarto gol, mais uma vez do "endiabrado" Ataliba, saiu no final, aos 41 minutos. A exemplo do primeiro, novamente Biro-Biro serviu o atacante, agora de calcanhar. Ataliba acertou um lindo e forte chute de perna esquerda no ângulo esquerdo da meta de Mazarópi, que nada pôde fazer.

Revelado pelo Juventus, Ataliba foi algoz do Corinthians em várias oportunidades, até ser contratado pelo Alvinegro de Parque São Jorge em 1982, atuando no clube até 1984.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO LUIZ NORIEGA (1930-2012), PELA TV CULTURA-SP, CORINTHIANS 4 X 0 NÁUTICO, EM 11 DE MARÇO DE 1984. VIDEO DO CANAL "COLEÇÃO CORINTHIANS", DO YOUTUBE

 

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

CORINTHIANS 4 X 0 NÁUTICO

Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)

DATA: 11 de março de 1984 

Jogo válido pelo Campeonato Brasileiro

Árbitro: José Roberto Wright

Público: 14.293 espectadores

Gols: Ataliba (aos 35 minutos do primeiro tempo, Eduardo Amorim (aos 6 minutos do segundo tempo) e Ataliba, aos 26 e 41 minutos do segundo tempo.

Corinthians: Solito; Ronaldo, Mauro, Juninho, Wladimir, Paulinho, Biro-Biro, Zenon, Ataliba, Casagrande e Eduardo Amorim. Técnico: Jorge Vieira.

Náutico: Mazarópi; Silmar, Newmar, Édson Gaúcho, Albéris, Lourival, Baiano, Gérson (Alex), Heider, Mirandinha e Ademir Lobo. Técnico: Ênio Andrade.

Fonte da ficha técnica da partida: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte.

 

Últimas do seu time