O Botafogo, em 1909. Foto: Reprodução

O Botafogo, em 1909. Foto: Reprodução

Há exatos 115 anos, diante de um time de futebol que teve suas atividades encerradas em 1927, o Botafogo aplicava a maior goleada da história do futebol brasileiro, 24 a 0 diante do Mangueira, pelo Campeonato Carioca de 1909.
Vale lembrar que Sport Club Mangueira, que teve curta existência, entre 1906 e 1927, não tem nenhuma relação com a Estação Primeira de Mangueira, icônica escola de samba do carnaval carioca.

Os gols da histórica goleada foram marcados por Gilbert (9), Flavio Ramos (7), Monk (2), Luis Martins da Rocha (2), Dinorá, Emanoel, Raul Rodrigues e Henrique Teixeira.

Mesmo com esta impressionante vitória, o Botafogo terminou o estadual de 1909 como vice-campeão, ano em que o título carioca ficou com o Fluminense.

Assim, em termos absolutos, nenhum outro jogo teve um placar tão elástico no futebol brasileiro, em qualquer certame disputado.

A título de curiosidade, pelo Campeonato Brasileiro, a maior goleada pertence ao Corinthians, que derrotou a equipe piauiense do Tiradentes por 10 a 1, em 1983.

Últimas do seu time