Estádio de Brasília testemunhou encontro entre Zico e Sócrates no "Serejão". Foto: Reprodução

Estádio de Brasília testemunhou encontro entre Zico e Sócrates no "Serejão". Foto: Reprodução

Um jogo entre Flamengo e Corinthians em Taguatinga, no Distrito Federal?

Aconteceu, e foi há 45 anos, um amistoso em meio aos estaduais de 1979.

Aliás, coincidentemente, Flamengo e Corinthains terminaram aqueles estaduais como campeões. 

O Rubro-Negro levantou o título em cima do Vasco da Gama enquanto o Alviegro superou a Ponte Preta, a exemplo do que havia feito há dois anos, quando quebrou o jejum sem conquistas que durava desde 1954.

O AMISTOSO EM TAGUATINGA

O jogo foi realizado com portões abertos, e o público acabou não sendo contabilizado, mas lotou as dependências do Estádio Elmo Serejo Farias, o "Serejão", também conhecido como "Boca do Jacaré", na tarde de 16 de março de 1979, uma sexta-feira. 

Foi uma ótima oportunidade para os espectadores acompanharem no estádio inaugurado um ano antes, as maiores estrelas dos dois times: Zico, pelo Flamengo, e Sócrates, em franca ascensão pelo Corinthians. 

Três anos mais tarde, inclusive, eles estiveram juntos na icônica formação da Seleção Brasileira que disputou a Copa da Espanha, que acabou mais cedo para o escrete canarinho, com a eliminação para a Itália.

Tanto o Flamengo quanto o Corinthians eram comandados por treinadores com formação em Educação Física, e ambos já nos deixaram: Cláudio Coutinho (1939-1981) comandava o time carioca e José Teixeira (1935-2018) estava à frente da equipe paulista.

FLAMENGO MAIS FORTE

O Rubro-Negro era um time mais estrelado que eo Corinthians, com nomes de peso, como o já citado Zico, Leandro, Júnior, Cláudio Adão e Tita.

No Corinthians, além do Doutor, destaque para dois defensores que estiveram em Copas do Mundo: Zé Maria (reserva em 1970 e titular em 1974) e Amaral (titular absoluto na Copa de 1978). Além deles, o sempre importante Biro-Biro e o bom ponta Vaguinho.

Mas a força rubro-negra se impôs no confronto, mas os gols foram anotados apenas na etapa complementar, com Cláudio Adão (aos 18 minutos) e Tita (aos 24).

Como se tratava de um jogo amistoso, os treinadores aproveitaram para testar vários jogadores, entre eles Ramírez e Reinado (no Flamengo) e Djalma e Rui Rei no Corinthians.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA (DE ACORDO COM O ALMANAQUE DO TIMÃO, DE CELSO UNZELTE)

AMISTOSO INTERESTADUAL

CORINTHIANS 0 X 2 FLAMENGO

Local: Elmo Serejo Farias, Taguatinga-DF
Data: 16 de março de 1979 (sexta-feira)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Luís Carlos Félix
Gols: Cláudio Adão e Tita, aos 18 minutos e aos 24 minutos do segundo tempo, respectivamente.

FLAMENGO: Cantarelli; Leandro, Manguito, Nélson, Júnior (Ramírez), Andrade, André (Cidade), Zico (Cláudio Adão), Tita, Luisinho (Reinaldo) e Júlio César (Lima). Técnico: Cláudio Coutinho.

CORINTHIANS: Jairo; Zé Maria, Amaral, Zé Eduardo (Djalma), Wladimir (Cláudio Mineiro), Taborda (Píter), Basílio (Wágner), Biro-Biro (Rui Rei), Vaguinho, Sócrates e Romeu. Técnico: José Teixeira.

Últimas do seu time