Há exatos 48 anos, no Estádio Nacional de Santiago (Chile), campo neutro, o Cruzeiro derrotava o River Plate por 3 a 2 e vencia a Copa Libertadores da América pela primeira vez.
Antes, em 21 de julho, o Cruzeiro havia batido o River Plate por 4 a 1, jogo disputado no Mineirão, e uma semana depois, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, foi a vez do time artentino derrotar os mineiros por 2 a 1.
Assim, em 30 de julho de 1976, as duas equipes fizeram a "melhor de três" em território chileno o Cruzeiro ganhou pela segunda vez e sagrou-se campeão.
A Raposa, então comandada pelo treinador Zezé Moreira, abriu frente de dois gols (Nelinho cobrando pênalti e Eduardo Amorim), mas a equipe argentina do River Plate foi buscar a igualdade, com Más e Urquiza.
Restando dois minutos para o final da partida, o ponta-esquerda Joãzinho garantiu a vitória brasileira em cobrança de falta. Foi um lance surpreendente, pois todos esperavam pela batida de Nelinho, mas Joãozinho, de perna direita, encobriu a barreira e venceu o goleiro argentino Luis Landaburu.
Com o título, o Cruzeiro se credenciou para disputar a decisão do Mundial de Clubes, que à época reunia o vencedor da Libertadores e o time campeão da Champions League, no caso, o Bayern de Munique. Em dois jogos, o Bayern venceu por 2 a 0 em Munique e a segunda partida ficou 0 a 0 no Mineirão, que levou o time da Alemanha ao título.
O Cruzeiro voltou a vencer a Libertadores em 1997, desta feita passando pelo Sporting Cristal. Porém, a exemplo do que aconteceu em 1976, perdeu a decisão do Mundial de Clubes novamente para uma equipe alemã, o Borussia Dortmund.
ABAIXO, MELHORES MOMENTOS DE CRUZEIRO 3 X 2 RIVER PLATE, EM 30 DE JULHO DE 1976, ÚLTIMA DAS TRÊS PARTIDAS DA DECISÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA DAQUELE ANO, DISPUTADA NO ESTÁDIO NACIONAL DE SANTIAGO (CHILE)
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
06/07/2025Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
06/07/2025F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
06/07/2025Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
06/07/2025Mundial de Clubes da FIFA: Aqui é Brasil! Por Ricardo Setyon
06/07/2025