Saudoso atacante costumava entrar e marcar gols. Foto: Revista Oficial do Palmeiras

Saudoso atacante costumava entrar e marcar gols. Foto: Revista Oficial do Palmeiras

Neste sábado (14), em Belo Horizonte, a partir das 19h, o Atlético Mineiro recebe o Palmeiras pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, justamente o confronto entre o líder e o vice-líder do certame, respectivamente.

Para ilustrar o confronto, voltando quase 48 anos no tempo, relembramos o dia em que o Palmeiras foi o mandante, no Pacaembu, recebendo o Galo pelo Brasileiro de 1973, no dia 30 de setembro, ocasião em que o saudoso atacante alviverde Fedato (1948-2000) fez jus ao apelido de "Talismã", marcando o único gol da partida, logo após entrar em campo, substiuindo o camisa 9 Careca.

Depois de uma primeira participação no jogo, tabelando com Ademir da Guia, Fedato recebeu belo passe de Leivinha, matou no peito, desvencilhou-se do marcador na grande área e tocou na saída do goleiro uruguaio Mazurkiewicz (1945-2013). 

No vídeo abaixo, o saudoso narrador Luiz Noriega (1930-2012) chama a atenção dos telespectadores da TV Cultura (SP) para a característica de Fedato, que costumava entrar e marcar gols...

O Palmeiras, naquele campeonato, então dirigido por Oswaldo Brandão (1916-1989), acabou sagrando-se campeão após empatar em 0 a 0 com o São Paulo no jogo que decidiu o título, disputado no ano seguinte, em 20 de feverero de 1974.

ABAIXO, O GOL DE FEDATO NA VITÓRIA DO PALMEIRAS DIANTE DO ATLÉTICO-MG EM 30 DE SETEMBRO DE 1973, NO PACAEMBU. A NARRAÇÃO É DO TAMBÉM SAUDOSO LUIZ NORIEGA, PELA TV CULTURA (SP)

Últimas do seu time