O baixinho, que na época defendia o Vasco, atuou em amistoso disputado no Couto Pereira

O baixinho, que na época defendia o Vasco, atuou em amistoso disputado no Couto Pereira

Um dos bons meias de sua geração, o pequeno Arturzinho, o "Rei Artur", como era chamado pela torcida do Bangu, clube que defendeu entre 1982 e 1983, disputou uma única partida pela seleção brasileira, o amistoso contra o Uruguai no Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR.

Um único gol foi marcado na vitória brasileira por 1 a 0 em 21 de junho de 1984, e foi justamente Arturzinho o autor do tento.

A jogada começou com uma curta cobrança de falta pela esquerda, de Wladimir para Delei. Este lançou Edson Boaro na direita, que matou no peito e cruzou para a pequena área. A bola passou pelo goleiro e encontrou Arturzinho livre, que só teve o trabalho de arrematar de perna esquerda, aos 20 minutos da etapa final.

A equipe brasileira foi dirigida por Edu Coimbra (irmão de Zico). Além de Arturzinho, outro que atuou naquela partida, também única pela seleção brasileira, foi o goleiro João Marcos, então pertencente ao Grêmio.

Arturzinho, que começou sua carreira pelo São Cristóvão em 1974, defendeu muitas equipes brasileiras até 1997,  quando deixou os gramados, após ter defendido as cores do Fluminense. Entre os times pelos quais atuou, além dos já citados, também o Vasco, Botafogo, Corinthians e os dois rivais baianos, Vitória e Bahia.

Depois, engrenou uma carreira como treinador. Seu último clube foi o Bangu, em 2017. 

Atualmente, aos 65 anos, vive no Rio de Janeiro, cidade em que nasceu no dia 13 de maio de 1956.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ARTURZINHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE TV URUGUAIA, O GOL DE ARTURZINHO PELA SELEÇÃO BRASILEIRA

Equipe brasileira que foi a campo para o amistoso contra o Uruguai no Couto Pereira, em 21 de junho de 1984, sob o comando de Edu Coimbra. Em pé, da esquerda para a direita: Edson Boaro, João Marcos, Oscar, Mozer, Jandir e Wladimir. Agachados: o massagista Nocaute Jack, Tita, Delei, Reinaldo, Arturzinho e Marquinho Carioca. Ainda entraram: Baidek (no lugar de Oscar); Assis (no lugar de Tita) e Tato (no lugar de Marquinho Carioca). Foto Arquivo pessoal de João Marcos.

Últimas do seu time