O saudoso Carlos Alberto Torres ergueu a taça Jules Rimet. Foto: Reprodução / YouTube

O saudoso Carlos Alberto Torres ergueu a taça Jules Rimet. Foto: Reprodução / YouTube

Considerada por muitos como a melhor seleção brasileira de todos os tempos, a equipe então comandada por Zagallo conquistava o tricampeonato mundial de futebol há exatos 50 anos, em 21 de junho de 1970, ao derrotar a Itália por 4 a 1 na partida disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Pelé abriu o placar aos 18 minutos da primeira etapa, de cabeça, após cruzamento da esquerda de Rivellino, que recebera arremesso lateral de Tostão.

Porém, ainda no primeiro tempo, aos 37, Bonisegna empatou para o selecionado italiano. após falha de Clodoaldo.

No segundo tempo, Gérson apareceu bem com sua canhota calibradíssima para recolocar o Brasil em vantagem, aproveitando uma sobra na tentativa de drible de Jairzinho. O camisa 8 acertou um chute certeiro no canto esquerdo de Albertosi.

Com a defesa italiana mais aberta, pois o time azul precisava buscar o empate, ficou fácil para o escrete canarinho marcar com Jairzinho (que recebeu a bola de cabeça de Pelé na pequena área) e o saudoso Carlos Alberto Torres (1944 - 2016), outro que contou com passe "açucarado" do Rei, para finalizar o placar em goleada por 4 a 1, com um chute cruzado.

Brasil e Itáli voltariam a se enfrentar em uma final de Copa do Mundo mais uma vez, em 1994, novamente vencida pelo Brasil, desta vez nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

O Brasil fechou a Copa do México de 1970 com seis vitórias em seis jogos, 19 gols a favor e sete contra. Jairzinho detém um recorde até hoje na história brasileira em copas do mundo, tendo marcado gols em todos os jogos, sendo dois na estreia, contra a Tchecoslováquia, totalizando sete na jornada brasileira no Mundial do México. O artilheiro do torneio foi Gerd Müller, da Alemanha.

ABAIXO, ALGUNS LANCES E OS GOLS DE BRASIL 4 X 1 ITÁLIA, NA FINAL DA COPA DO MÉXICO, EM 20 DE JUNHO DE 1970

Últimas do seu time