Grêmio vence primeira fora e se distancia do Z-4. Foto: Site Oficial/Grêmio

Grêmio vence primeira fora e se distancia do Z-4. Foto: Site Oficial/Grêmio

Lino Tavares

Mais do que o fato de vencer a primeira partida fora de casa e subir na tabela, saltando da Zona de Rebaixamento para a 14ª colocação (duas acima do rival colorado), o triunfo gremista diante do Athletico Paranaense foi importante, e de certo modo surpreendente, por ter sido alcançado por uma equipe praticamente reserva.

Com uma defesa desfalcada da presença de jogadores como o goleiro Marchesín e os zagueiros Kannemann, Geromel e Rodrigo Ely, um meio de campo sem Villasanti e um ataque sem Pavón, Cristaldo e Soteldo, um empate na capital paranaense já seria quase uma proeza, mas o tricolor foi além e venceu com folga no placar. .

Como se não bastasse a vitória com um time reserva, o Grêmio teve a auspiciosa estreia do atacante Miguel Monsalve, que fez o segundo gol gremista, aproveitando-se do vacilo do goleiro do Athletico numa tentativa infeliz de saída de bola.

Claro que não faltará quem diga que o gol feito por Monsalve foi fruto de um erro do goleiro. Temos de convir contudo que a presença de espírito do estreante gremista foi muito importante no momento, pois não são todos os jogadores que sabem marcar presença no lugar certo para aproveitar como convém erros fatais do adversário, como aquele.

Quarta-feira o Grêmio volta a campo na capital paranaense, dessa vez no Couto Pereira, para enfrentar o Corinthians no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, levando como vantagem o fato de ser o mandante do confronto, no qual quem vencer avança no torneio, já que o primeiro jogo da decisão terminou empatado em zero a zero.

Embalado pelo triunfo diante do Athletico PR, pelo Brasileirão, o time de Renato Gaúcho faz transparecer um leve favoritismo nesse clássico, até porque tem crescido de produção nos último jogos enquanto o alvinegro paulista voltou a viver momentos difíceis, culminando por retornar ao Z4 ao empatar com o Juventude na Neo Química Arena.

Se levar a melhor nessa decisão, o Grêmio vai às quartas de final da Copa do Brasil, fatura mais um bom dinheiro na competição e fica fortalecido para a parada dura que terá contra o Fluminense, pela Libertadores, time que também subiu de rendimento com quatro vitórias seguidas, que lhe valeram deixar a lanterna do campeonato brasileiro, ficando a um passo de sair da Zona de Rebaixamento.

Encerrando, deixo aqui um breve comentário sobre a possibilidade de conquista do Brasileirão deste ano. Faço isso para dizer que o Palmeiras, há pouco tempo atrás, alinhando-se entre os favoritos a levar essa taça, virou carta fora do baralho, nesse particular.

O time comandado por Abel Ferreira vem decepcionando nos últimos jogos e, neste confronto do Beira-Rio, escancarou sua brutal queda de produção, empatando a duras penas com o Internacional, que também vem mal das pernas, estando agora à beira do Z4, depois de ter sido eliminado na Sul-Americana e na Copa do Brasil.

Fale com nosso comentarista esportivo, colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)991763232

Últimas do seu time