Análise comparativa das conquistas da dupla Gre-Nal nas últimas décadas

Análise comparativa das conquistas da dupla Gre-Nal nas últimas décadas

Estamos às vésperas de mais um Gre-Nal e, como sempre acontece nessas ocasiões,  o que mais se vê é gente cogitando qual é o melhor time, quem vence o clássico ?

Esquece-se nesses momentos de muita polêmica que, por detrás das equipes, que a rigor se equivalem, existe um contexto a ser considerado, que quase ninguém traz à tona. Refiro-me à Psicologia do Gre-Nal.

Desde que me tornei torcedor, em meados do século passado, tudo o que vi nesse confronto de gigantes foi a mística tricolor superando a colorada sob todos os aspectos, algo que suscitou um certo complexo de inferioridade, para não dizer medo, dos vermelhos em relação aos azuis.

Para que não se diga que falo besteira, vejamos o histórico da dupla Gre-Nal relativo a esse período. Títulos nacionais: Grêmio 8 X 4 Inter. Títulos Internacionais: Grêmio 5 X 4 Inter. Goleadas em Gre-Nal: Grêmio 5 × 0 Inter. Jogadores do Grêmio campeões do mundo com a seleção: Grêmio 3 × 0 Inter. Jogador da base eleito melhor do mundo: Grêmio 1 × 0 Inter. Jogos Olímpicos: Grêmio 2 titulares x Inter 2 reservas campeões da Olimpíada.
 
Até em termos de aproveitamento em mundiais de clubes o mosqueteiro dos pampas  tem mais substância do que o arquirrival. Veja bem ! Enquanto o Grêmio possui um título e um vice-título de campeão do mundo, o Internacional possui um título mundial e uma terceira colocação. 
 
Também no aspecto patrimonial o Grêmio sempre esteve à frente. Durante anos mandou seus jogos no estádio Olímpico, enquanto o Inter tinha como casa o acanhado estádio dos Eucaliptos.
 
Depois veio o Beira-Rio e, novamente, o Grêmio superou o rival nesse particular, passando a mandar seus jogos na Arena, maior e mais moderna do que o reformado estádio colorado.
 
 
A, mas a Arena não é do Grêmio ! Dizem muitos. E daí ? Quem mora em casa alugada também não é dono do imóvel, mas é ele quem manda lá. Além disso, existe um contrato que garante ao Grêmio a propriedade definitiva do estádio daqui a alguns anos.
 
Estou querendo dizer com isso que o Grêmio é favorito no Gre-Nal do próximo domingo? Claro que não. Longe disso. Contudo, uma coisa é certa: se o Internacional quiser começar a reverter essa situação psicológica desfavorável, não basta apenas ganhar o clássico que vem aí com 1, 2 ou 3 gols de diferença. Precisa golear o adversário na sua casa, algo que eu nunca vi. Aliás nem na do Grêmio. Alguém viu ?
 
Fale com nosso comentarista esportivo,  colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)99176232.
 
Foto:UOL
 
 
 

 

Últimas do seu time