A charge, de autoria do craque Cláudio de Oliveira, foi publicada, orignalmente, na edição de sábado, 15 de agosto, da coluna Caneladas do Vitão, no jornal Agora São Paulo, ilustrando a crônica "A pátria educadora de chuteiras". A foto, acima da charge, do arquivo UOL, é da época em que Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, era parceiro de Ronaldo Fenômeno no COL- Comitê Organizador Local da Copa do Mundo..
A pátria educadora de chuteiras
Bandeira branca, amor... Taxistas sequestram, ameaçam e agridem motoristas e usuários do aplicativo Uber. O banditismo canalha é travestido de luta contra a concorrência “ilegal”. Se não tivéssemos já revoltados o suficiente com a redução do limite da velocidade dos carros nas marginais e com a construção (às vezes, sem planejamento nem estudo prévio) de ciclovias, a pátria educadora já teria priorizado há décadas o transporte ferroviário de massa. E o trem da pátria de chuteiras não seria regido pela proibição (não escrita, mas que pegou porque é caso de morte ou vida) de não se usar verde em Itaquera em dia de jogo do Corinthians, ou preto e branco na Barra Funda, em dia de partida do Palmeiras.
Vem pra cá, mulher madura, vem pra cá, mulher fogosa, há um ditado que diz “lavou, enxugou, tá nova”... Fernando Collor de Mello, ex-presidente da República cassado, agora na condição de senador governista (eleito, registre-se, com o apoio do PT), foi à tribuna e, de acordo com a liturgia e a seriedade da casa, chamou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de “filho da puta”! Quem sabe se elitizarmos os nossos estádios, trocando o povo da arquibancada pela elite política do camarote “very very vip”, não acabam os gritos homofóbicos de “bicha” ou as acusações nada abonadoras em relação à vida sexual da progenitora do árbitro ou da mãe do jogador do time adversário...
Se gritar “pega, ladrão”, não fica um, meu irmão, se gritar “pega, ladrão”, não fica um... Com a água batendo nas nádegas, Ricardo Teixeira (caso genético raro de ex-genro que herda as “qualidades” do ex-sogro) fugiu para Boca Ratón. Seu sucessor, o Zé da Medalha, está preso na Suíça. E o atual presidente da CBF agora foi acometido de uma fobia por sair do país! Com esses exemplos de matar de inveja Madre Teresa, Mahatma Gandhi e Chico Xavier, fica fácil as otoridades botarem banca e pregarem contra os “bandidos” das organizadas.
Quem quer manter a ordem? Quem quer criar desordem? Amanhã, por causa das manifestações programadas, entre outras coisas, “contra tudo isso que está aí”, o jogo do Palmeiras contra o Flamengo foi antecipado das 16 para as 11 horas. E coitado do palmeirense que resolver cantar, vibrar, fazer festa e socializar um churras de gato com goró padrão Fifa no “Calçadão Grill” com os iguais de time na rua Palestra Itália (ex-Turiassu): torcedor tem de respeitar a ordem!
Resultados dos jogos de sábado e palpites dos jogos de domino da última rodada do primeiro turno do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz: volta, mata-mata!!!
Jogos de sábado
São Paulo 0 x 3 Goiás
Foi um passeio goiano no Morumbi. E ficou barato. O Goás ainda teve um pênalti escandaloso (em que o goleiro Renan Ribeiro deveria ser expulso), no final do jogo, ignorado pela arbitragem. Desfalcado e pessimamente escalado por Osorio (o misto de Mourinho e Guardiola sul-americano mostra, ao armar sua defesa, que gosta de uma emoção), o São Paulo foi completamente envolvido. O Goiás, que continua na degola mesmo com a goleada, fez 2 a 0 no primeiro tempo, gols de Bruno contra após conclusão de Erik e do próprio Erik. E só deu Erik, que fechou o caixão tricolor.
Atlético-PR 0 x 0 Santos
Não foi desta vez que o Santos conseguiu sua primeira vitória como visitante. E não foi por falta de oportunidade. Ricardo Oliveria perdeu pênalti (desses pênaltis de mão da nova recomendação, que, dependendo de quem favorece é um escândalo, dependendo, é interpretação do árbitro) no primeiro tempo e, no segundo, um gol ainda mais fácil: em lance inacreditável, após rebote de Weverton, Ricardo Oliveira, na pquena área, sem goleiro, chutou no travessão. O Furacão também teve suas chances, mas não aproveitou.
Vasco 0 x 1 Coritiba
Celso Mazembe Roth, como era óbvio desde a sua contratação, foi demitido após a derrta. O sucessor assumirá o Gigante da Colina, virtualmente rebaixado, na lanterna. Não tem problema: sempre vai ter alguém defendendo e contratando Roth, Adilson Pardal Bastista e similares...
O Gigante da Colina já pode se preparar para voltar à Série Baba. A equipe, que vinha de derrota para o Santos e que, em sua última partida em casa tinha ficado no 0 a 0 com o Joinville, voltou a não fazer o dever de casa contra um adversário direto. Fez pior do que isso: com um gol de Evandro nos acréscimos do segundo tempo, perdeu para o concorrente Coritiba O respeito voltou? Quem voltou, por estúpida decisão de Eurico Miranda, foi Celso Mazembe Roth. E o técnico que sempre provoca ejaculação precoce em sua torcida, seja ela qual for, ganhou dois jogos logo de cara.... E, da série "eu ja sabia", voltou ao normal! E foi demitido!
Palpites dos jogos de domingo
Avaí 0 x 1 Corinthians
Fora de casa, o líder costuma encontrar dificuldade, mesmo contra candidatos à degola. Ficou no 0 a 0 com Goiás, cedeu o 1 a 1 ao Coritiba e, com enorme dificuldade, superou o Joinville (ainda na era Adilson Pardal Batista), por 1 a 0, em arremate de Jadshow de fora da área. Dito isso, o Corinthians é favorito, mas não será supresa se empatar ou tiver dificulades.
Chapecoense 1 x 1 Atlético-MG
O Galo ficou devendo futebol na derrota para o Grêmio e mal teve tempo de curtir a ressaca pela perda do jogo e da liderança e já tem a Chapecoense, adversário que, na Arena Condá, só perdeu um jogo, para o São Paulo. O Galo é favorito, mas tá com cheiro de empate...
Grêmio 2 x 0 Joinville
Depois do 5 a 0 no Gre-Nal e de enfiar 2 a 0 no Galo, do Mineirão, o Grêmio, que melhorou de forma gritante após se livrar do ultrapassado Felipão e dar uma oportunidade a Roger, recebe o Joinville para engatar a terceira vitória consecutiva e se manter na cola de Corinthians e Atlético-MG.
Palmeiras 2 x 1 Flamengo
Depois de despencar de 3º para 8º com a sequência de três derrotas, o Palmeiras precisa vencer, desesperadamente, o Flamengo, para voltar a fungar o cangote do G-4 e resgatar a confiança para visitar o Galo na abertura do returno com moral. Já o Fla sabe que, à vera, a chance de ser feliz na temporada está na Copa do Brasil.
Fluminense 2 x 0 Figueirense
Em casa, o Flu tem ótima oportunidade para fazer as pazes com a vitória. No primeiro jogo sem Argel, o Figueira terá dificuldades para surpreender.
Sport 2 x 0 Ponte Preta
Em casa, o time que mais teve pênaltis a seu favor marcados (cinco) é muito forte. A Ponte está 100% com Doriva, mas não deve resistir ao Leão da Ilha.
Cruzeiro 1 x 0 Internacional
Duelo do autal bicampeão, a Raposa, e do eterno campeão de indicações ao favoritimso (ainda que não vença o Brasileiro desde 1979), o Colorado. Aconteça o que acontecer, os dois não têm o que fazer no interminável Brasileiro.
Repórter: José Hamilton Ribeiro, 60 Anos de Reportagem
Eliane Brum, idealizadora e mediadora do Repórter, é escritora, documentarista, jornalista e dona do melhor texto da imprensa brasileira. Com a vantagem extra, nada desprezível, de estar sempre do lado certo da força, do lado mais fraco. Site: aqui. Artigo sobre Repórter: aqui
Repórter: José Hamilton Ribeiro, 60 anos de reportagem
Data: 2 de setembro de 2015 (quarta-feira)
Horário: 15h às 22h
Local: Auditório Itaú Cultural (avenida Paulista, 149), em São Paulo-SP
Ingresso: Gratuito (retirar meia hora antes, no local) Haverá transmissão ao vivo na internet
Dinâmica: Audálio Dantas, Clóvis Rossi, Lúcio Flávio Pinto e Ricardo Kotscho, com a mediação de Eliane Brum, entrevsitam José Hamilton Ribeiro
O 7 a 1 foi realmente inesquecível! Aquele dia, no Mineirão, aprendi e me diverti muito com Eliane Brum, dona, em minha avaliação, dos melhores textos publicados na imprensa brasileira na Copa das Copas. (Arquivo Pessoal)
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na web! É nóis na banca! É nóis na facu (FAPSP)! É nóis na TV! É nóis no PodcasTimão!
Comentarista do PodcasTimão
Debatedor do programa Seleção Sportv
Colunista diário do jornal Agora São Paulo (Caneladas do Vitão)
Canal de vídeos do Vitão: youtube.com/blogdovitao

Blog do Vitão no Terceiro Tempo: blogdovitao.com.br

Instagram: vitorguedes77

E-mail: blogd.vitao@gmail.com