Tricolor cearense bate o Corinthians e reassume a ponta da tabela do campeonato. Foto: Divulgação/Grêmio

Tricolor cearense bate o Corinthians e reassume a ponta da tabela do campeonato. Foto: Divulgação/Grêmio

O Grêmio e o futebol gaúcho despediram-se neste domingo de um de seus mais atuantes e vitoriosos desportistas em razão do falecimento ontem, aos 73 anos, de Luiz Carlos Silveira Martins, conhecido popularmente como Cacalo.

Foi conselheiro, diretor de futebol, vice-presidente e presidente do clube tricolor, em cujas gestões conquistou importantes títulos, como a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América e a Recopa Sul-Americana, bem como certames regionais.

Além de atuar como desportista vitorioso, Cacalo teve destacado papel na mídia gaúcha, exercendo também a advocacia.

Sua passagem pelo Grêmio foi de tal sorte luminosa, que o tornou Patrono do clube, honraria até então só concedida aos ex-presidentes gremista Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.

E por falar em Grêmio, é oportuno lembrar que o tricolor gaúcho conseguiu nesta rodada um importante triunfo diante do Criciúma, embora o tenha alcançado pelo minguado placar de 1x0, porém merecido já que foi a equipe que apresentou maior volume de jogo ao longo de toda a partida.

A importância da vitória, além da conquista dos três pontos, que afastaram o tricolor um pouco mais da zona de rebaixamento, repousa no fato de ter acontecido como visitante e com o time de Renato praticando um futebol que, mesmo sem ser brilhante, pôde ser considerado de boa qualidade.

Apesar da conquista, o técnico Renato Portaluppi voltou a assustar a torcida gremista nos minutos finais do jogo, quando abdicou de atacar, trocando jogadores ofensivos, como Soteldo e Cristaldo, por atletas com características mais defensivas, permitindo assim que o Criciúma retomasse as ações quase chegando ao empate.

O mesmo se pode dizer do Internacional de Roger Machado, que, depois de dominar completamente o Cruzeiro, vencendo-o por 1 a 0, procedeu a trocas pouco felizes no epílogo da partida, permitindo que a equipe mineira crescesse de produção, ameaçando a importante vitória que acabou conquistando em casa.

Os demais jogos da rodada não apresentaram nenhum resultado surpreendente. Apenas considero um tanto quanto exagerada a vitória de 2 a 0 que o Fluminense aplicou no Atlético Mineiro.

Não levando em conta a grandeza e a tradição dos clubes contendores, que se equivalem, mas considerando o fato de que o tricolor carioca recém estava saindo do Z4, onde passou várias rodadas segurando a lanterna do Brasileirão, além do que atuou no reduto do adversário.

Por conta desse perde e ganha da rodada, o Fortaleza voltou à liderança disposto a se tornar o terceiro clube nordestino a conquistar um campeonato brasielrio. Os outros dois são o Bahia e o Sport Recife.

Se o tricolor cearense vai conseguir levantar esse caneco, só o tempo dirá. A única certeza que temos é a de que isso não será fácil, já que são vários os pretendentes a essa conquista e tem muita água ainda para rolar debaixo dessa ponte.

Fale com nosso comentarista esportivo, colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)991763232.

 

Últimas do seu time