Grandes do futebol europeu resistem às mudanças sugeridas pelo presidente da Fifa

Grandes do futebol europeu resistem às mudanças sugeridas pelo presidente da Fifa

A Fifa quer porque quer fazer a Copa do Mundo de 2022 com 48 seleções. Ontem, após reunião em Miami, o conselho da entidade permitiu que o presidente Gianni Infantino tente viabilizar essa mudança. Por enquanto a competição está marcada para acontecer com 32 times no Catar. A grande dificuldade é que, para aumentar o número de seleções, outros países precisam receber a Copa também. E existem conflitos políticos que impedem isso. Nações próximas ao Catar estão fazendo bloqueios econômicos ao país. Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Arábia Saudita até poderiam receber a Copa de 2022 em conjunto com o Catar, mas teriam que resolver esse problema diplomático. Kuwait e Omã também são cogitados como possíveis sedes.
 
“No próximo passo vamos analisar quais países podem receber mais jogos na Copa de Mundo de 2022. E vamos tomar uma decisão no nosso Congresso, em junho, quando os 211 filiados vão votar”, anunciou Infantino.
 
Não creio que seja uma boa ideia aumentar o número de participantes da Copa do Mundo. Se com 32 a gente é obrigado a aturar alguns jogos tipo “Série C do Brasileirão”, imaginem com 48?
 
E O MUNDIAL DE CLUBES?
 
Outra novidade anunciada ontem pela Fifa seria um novo Mundial de Clubes, que teria 24 times e aconteceria a cada 4 anos. A proposta está perto de ser aprovada pela entidade máxima de futebol. Mas os principais times da Europa e da América do Sul rejeitam esse modelo. Surgiu até uma ameaça de boicote.
 
Essa, que me parece uma boa idéia, não tem a aprovação da Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês). Essa entidade representa equipes como Juventus, Real Madrid, Barcelona, Ajax, PSG, Bayern de Munique, Manchester United e Benfica. Mas, cá entre nós, só um torneio neste formato poderia realmente indicar um verdadeiro campeão do mundo. E não essa competição “meia boca” que fazem atualmente.
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As capas das revistas semanais
 
As manchetes dos jornais deste sábado
 
CONTROLE REMOTO - O que você pode ver hoje na TV
 
Corinthians prestará homenagem às vítimas da tragédia de Suzano
 
O Santos dá novo vexame. mas a mídia continuará chamando Sampaoli de “gênio”
 
O mundo está menos divertido

Últimas do seu time