Após perder o título em 2006 para o próprio Heat, o azarão Mavericks foi campeão em cima do favorito time da Flórida, na casa do adversário

Após perder o título em 2006 para o próprio Heat, o azarão Mavericks foi campeão em cima do favorito time da Flórida, na casa do adversário

por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Fundado em 1980, o Dallas Mavericks conquista seu primeiro título de campeão da NBA, na temporada 2010/2011. A equipe do Texas chegou a quarta vitória contra o Miami Heat, no sexto jogo das finais, e contrariou todos os especialistas que davam a equipe da Flórida como a grande favorita ao bicampeonato.
Após bater o adversário por 105 a 95, fora de casa, o Dallas ainda se vingou de seu algoz nas finais de 2006. Na única vez que havia chegado à decisão até então, o Mavericks acabou derrotado pelo Miami Heat por 4 a 2, após abrir 2 a 0 no confronto.
A equipe de Miami investiu pesado para trazer LeBron James e Chris Bosh, jogadores mais cobiçados do último período de transferências. Em busca de seu primeiro título, os astros abriram mão de contratos melhores em outros times para se juntarem a Dwyane Wade e formarem o Trio de Ouro. Na decisão, porém, o elenco estrelado sucumbiu diante do basquete coletivo dos Mavericks e do inspirado Nowitzki.
"Ainda não consigo acreditar. O sentimento de fazer parte do melhor time do mundo é simplesmente indescritível", disse Dirk Nowitzki, emocionado em entrevista após a partida.
Já o experiente Jason Kidd, de 38 anos, nunca havia conquistado um título em 17 temporadas na NBA, também deixou sua mensagem à imprensa.
"Não posso acreditar nesta jornada. O caráter de meus companheiros, que disseram que queriam me dar um campeonato. Já estive aqui duas vezes nas finais. Esta é minha terceira e foi meu amuleto"
O principal destaque do Dallas na partida foi Jason Terry. O ala-armador saiu do banco para ser o cestinha do confronto com 27 pontos. O armador costarriquenho Jose Juan Barea colaborou com 15 pontos. Quem também apareceu bem pelo time visitante foi o ala Shawn Marion, que somou 12 pontos e oito rebotes.
Já o ala-pivô Dirk Nowitzki apareceu novamente de maneira decisiva nos momentos derradeiros. O alemão anotou dez dos seus 21 pontos no último quarto. Além disso, chegou ao Duplo-Duplo, ao apanhar 11 rebotes. Após mais uma grande exibição no confronto decisivo, foi eleito o MVP das finais.
Pelos lados do Miami, o melhor jogador foi LeBron James. O ala teve rendimento bem superior ao demonstrado nos últimos jogos da série e contabilizou 21 pontos, seis assistências e quatro rebotes. O ala-armador Dwyane Wade apareceu com 17 pontos, oito rebotes e seis assistências. Já a outra estrela da equipe, o ala-pivô Chris Bosh, teve 19 pontos e oito rebotes. O ótimo desempenho do Trio de Ouro não foi o suficiente para evitar a derrota do Heat e forçar um sétimo confronto decisivo.
Proprietário do Cleveland Cavaliers, Dan Gilbert parabenizou o Dallas Mavericks pela conquista do título da NBA e ironizou seu ex-jogador LeBron James, que deixou o Cavs de forma conturbada ao final da temporada anterior para ir jogar no Miami Heat.
Após a conquista do título, o técnico Rick Carlisle se tornou o décimo profissional a ganhar o campeonato como treinador e atleta. O comandante do Dallas já havia levantado a taça quando atuava pelo Boston Celtics de Larry Bird, no ano de 1986.
Clique aqui e confira a lista dos comandantes que deixaram seus nomes na história da NBA, ao vencer a Liga dentro e fora das quatro linhas.
A maior parte dos torcedores do Heat deixaram o ginásio antes de a sirene soar pela última vez. Já o Dallas esperou 31 anos para soltar o grito de campeão.


Antes do início do duelo, as belas cheerleaders do Miami Heat animam o público presente
no American Airlines Arena



O grande duelo individual estava por conta de Dirk Nowitzki, do Dallas, contra LeBron
James, do Miami Heat



LeBron James, que tenta se livrar da marcação de Dirk Nowitzki, fez uma ótima partida,
porém, sumiu novamente nos miinutos finais



Tyson Chandler, do Dallas, observa a bola cair, ao lado de Chris Bosh, do Miami


Xodó do Dallas Mavericks, Jose Juan Barea fez uma grande partida ao anotar 15 pontos no
duelo



Cestinha da partida com 27 pontos, Jason Terry, do Dallas, tenta se livrar do bloqueio
de Udonis Haslem, do Miami Heat



Recebendo a forte marcação de Dirk Nowitzki, Chris Bosh fez uma boa partida, com 19 pontos
e oito rebotes



Ao lado de LeBron, Dwyane Wade, à esquerda, fez grande partida anotando 17 pontos,
oito rebotes e seis assistências



Mas, a noite foi novamente de Dirk Nowitzki. O ala-pivô chegou ao Duplo-Duplo, com 21 pontos
e onze rebotes



O treinador Erik Spoelstra leva as mãos à cabeça, após a perda do título do Miami Heat,
em pleno American Airlines Arena



Do outro lado, o técnico Rick Carlisle comemora seu primeiro título como treinador e o segundo
como profissional



Os atletas reservas do Dallas Mavericks comemoram o título na casa do adversário


Desolado, Dwyane Wade lamenta a derrota do MIami e a perda do título dentro de casa


Dirk Nowitzki celebra o título com o campanheiro Jason Terry. Logo atrás, Dwyane Wade
caminha desolado



O choro de LeBron. O astro foi bastante criticado nos jogos das finais, sendo chamado de
amarelão pela imprensa



Tristeza também no banco de reservas do Miami Heat


O presidente do Miami Pat Riley também lamentou a perda do bicampeonato de sua equipe.
No título de 2006, quando Heat foi campeão sobre o Dallas, Riley era o treinador do time
da Flórida



O experiente Jason Kidd levanta a primeira taça de sua carreira, após disputar 17 temporadas


Como já era esperado, Dirk Nowitzki foi eleito o MVP das Finais, com média de 16 pontos
por partida da decisão



Festa para o Dallas Mavericks, que conquistou seu primeiro título da NBA


Fundada em 1980, a Franquia demorou 31 anos para soltar o grito de campeão


Festa no Texas. Torcedores do Dallas foram às ruas para comemorar o título do Mavericks

Fotos: iG/AP

Twitter
@programa3pontos
Facebook
Marcus Vinicius Dias Magalhães


E-mail
dias@terceirotempo.com.br


Jornalista formado, Marcus Vinicius Dias Magalhães, que já passou pela BAND e Record, foi indicado ao Portal Terceiro Tempo pelo excelente jornalista Cláudio Júlio Tognolli. Além de editor de basquete no site, Marcus é repórter, colunista e redator do Portal TT, desde janeiro de 2011

Últimas do seu time