Um dos maiores nomes do esporte brasileiro morreu no dia 29 de maio de 1999

Um dos maiores nomes do esporte brasileiro morreu no dia 29 de maio de 1999

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE JOÃO DO PULO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

No último domingo, 29, completou 17 anos da morte de João Carlos de Oliveira, o inesquecível João do Pulo, um dos mais importantes nomes do esporte nacional. Ele proporcionou orgulho aos brasileiros no atletismo ao quebrar o recorde mundial do salto triplo no dia 15 de outubro de 1975, nos Jogos Pan-Americanos do México. Ele pulou a uma distância de 17,89 m. Tal marca só foi batida dez anos depois, pelo americano Willie Banks, que saltou 17,97m.

O saltador canarinho bateu vários recordes no juvenil e, no profissional, venceu dois Pan-americanos, além de faturar duas medalhas olímpicas de bronze em 1976 (Montreal-CAN) e 1980 (Moscou-RUS).

Filho de Pindamonhangaba (SP), terra também de Geraldo Alckmin, João nascera em 28 de maio de 1954. Era menino pobre e órfão de mãe. Na adolescência, ingressou no exército, onde vestiu a indumentária militar por 14 anos e chegou à patente de sargento. Como tinha corpo esguio e pernas longas, começou no atletismo. O sucesso no esporte veio após conhecer o técnico Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão.

O ex-atleta, porém, experimentou o outro lado da moeda: ostracismo e fracasso nos negócios. A bebida foi a pior solução de seus problemas. Antes disso, uma fatalidade do destino iniciou sua crise pessoal. Em 1980, um acidente abreviou sua promissora carreira. Após sofrer um ano no hospital, ele teve uma perna amputada como resultado da trágica batida automobilística.

No fim da vida, deprimido e depressivo, João morreu de cirrose hepática no dia 29 de maio de 1999, aos 45 anos. Seu nome então voltou a ser objeto de várias homenagens, batizando uma série de lugares. Um deles é o centro esportivo que fica em sua cidade natal.

Lá, foi criado o memorial João do Pulo, como mais um ponto turístico pindamonhangabense. O local abriga todo o acervo da vida esportiva deste memorável e maior triplista do país, com suas medalhas, troféus e fotos.

Últimas do seu time