A cerimônia de de entrega da tradicional Bola de Ouro, que condecora o melhor jogador da última temporada, acontece nesta segunda-feira (30), em Paris. Entre outras premiações, uma é o Prêmio Sócrates, dado a atletas engajados em causas sociais. O brasileiro Vinícius Júnior foi o vencedor desta edição.
O nome deste troféu homenageia o eterno Doutor Sócrates, ídolo do Corinthians e um dos líderes da lendária Democracia Corintiana, movimento que serviu como protesto à ditadura militar vigente no Brasil na década de 1980.
Vinícius Júnior recebeu o troféu por conta de sua luta contra o racismo. Além disso, o craque do Real Madrid e da Seleção Brasileira também foi reconhecido por promover educação, esporte e inclusão social no Brasil.
"Estou muito feliz por ganhar esse prêmio e ajudar tantas pessoas do meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", disse Vinicius Junior em seu discurso.
O atleta, vítima de constante racismo desde que chegou ao futebol europeu, também falou sobre sua luta contra o preconceito.
"É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre vou falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro sofram menos", disse.
Saudade: Há 11 anos morria Joelmir Beting. Relembre a emoção de Mauro no rádio
29/11/2023Artur projeta confronto do Palmeiras com o América-MG: 'É mais uma final para a gente'
28/11/2023Capitão, ex-ponta do Guarani, campeão brasileiro de 1978, é o convidado da live de Marcos Falopa
28/11/2023Saudade: Há quatro anos morria Cilinho, técnico que marcou época no São Paulo
28/11/202359º Campeonato Brasileiro de Kart terá Birigui e Londrina como sedes
28/11/2023