Craque brasileiro também foi reconhecido por promover a educação no Brasil. Foto: Reprodução

Craque brasileiro também foi reconhecido por promover a educação no Brasil. Foto: Reprodução

A cerimônia de de entrega da tradicional Bola de Ouro, que condecora o melhor jogador da última temporada, acontece nesta segunda-feira (30), em Paris. Entre outras premiações, uma é o Prêmio Sócrates, dado a atletas engajados em causas sociais. O brasileiro Vinícius Júnior foi o vencedor desta edição.

O nome deste troféu homenageia o eterno Doutor Sócrates, ídolo do Corinthians e um dos líderes da lendária Democracia Corintiana, movimento que serviu como protesto à ditadura militar vigente no Brasil na década de 1980.

Vinícius Júnior recebeu o troféu por conta de sua luta contra o racismo. Além disso, o craque do Real Madrid e da Seleção Brasileira também foi reconhecido por promover educação, esporte e inclusão social no Brasil.

"Estou muito feliz por ganhar esse prêmio e ajudar tantas pessoas do meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", disse Vinicius Junior em seu discurso.

O atleta, vítima de constante racismo desde que chegou ao futebol europeu, também falou sobre sua luta contra o preconceito.

"É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre vou falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro sofram menos", disse.

Últimas do seu time