A reta final do Campeonato Brasileiro de 2023 vem sendo muito emocionante pois, quando tudo indicava que o título seria do Botafogo, o Palmeiras voltou forte para a disputa. Agora, é o líder da competição. Para ser campeão, basta manter a liderança nas quatro rodadas restantes.
Pela frente, o Palmeiras terá partidas contra Fortaleza, fora de casa, América-MG e Fluminense, no Allianz Parque, e Cruzeiro, no Mineirão. Nesta mesma sequência de jogos, no primeiro turno, o Verdão teve ótimo aproveitamento.
A equipe comandada por Abel Ferreira venceu o Fortaleza por 4 a 1 e o América-MG por 3 a 1. Em seguida, acabou derrotada pelo Fluminense por 2 a 1 no Maracanã e, por fim, contra o Cruzeiro no Allianz Parque, venceu por 1 a 0.
Desta forma, dos 12 pontos possíveis nesta sequência, no primeiro turno o Palmeiras conquistou nove. Portanto, apresentou 75% de aproveitamento. Agora, a expectativa é que o bom desempenho se repita no segundo turno.
Além disso, outro fator que faz os palmeirenses acreditarem no título é o momento destas quatro equipes na temporada. O Fortaleza briga apenas para se manter na zona de classificação à Sul-Americana, já que a Libertadores parece muito distante.
O América-MG, por sua vez, é o lanterna da competição e tem seu rebaixamento já matematicamente confirmado, portanto, não tem mais aspirações. O mesmo vale para o Fluminense, que, com a vaga na Libertadores já garantida por ter sido o campeão da edição de 2023, apenas cumpre tabela em 2023.
Já o Cruzeiro, entre todos estes times, é o único que ainda briga por alguma coisa. A Raposa está muito ameaçada pelo seu segundo rebaixamento na história e deve ir até a última rodada brigando contra a queda.
Fato é que os próximos quatro e últimos jogos do Palmeiras na temporada não prometem dar muito trabalho. Assim, a equipe de Abel Ferreira tem chance de conquistar mais uma taça. No momento, o Verdão é o primeiro colocado da classificação com 62 pontos somados. O Botafogo, vice-líder, tem 60 e uma partida a menos.
Rafinha afasta ideia de 'ídolo do São Paulo', mas comemora temporada pelo 'time do coração'
10/12/2023Achados & Perdidos: Heroico empate do Corinthians contra o Santos de Pelé no Campeonato Paulista de 1971
10/12/2023Saudade: Há nove anos morria Américo Murolo, campeão paulista pelo Palmeiras em 1959
10/12/2023Dorival Júnior fala sobre carinho pelo Santos e lamenta rebaixamento: 'Surpresa desagradável'
09/12/2023Endrick explica 'virada de chave' depois de jogo contra o Santos e comenta especulações sobre Abel
09/12/2023