Um dos grandes técnicos da história, Zezé Moreira nascia há 115 anos
Um dos grandes técnicos da história, Zezé Moreira nascia há 115 anos
Por Redação Terceiro Tempo - 16/10/2022 12:00
Foi o treinador brasileiro na conquista do Pan-Americano de 1952, no Chile
Com informações da página de Zezé Moreira na seção “Que Fim Levou?”, em texto assinado por Marcelo Rozenberg
Alfredo Moreira Júnior, o Zezé Moreira, um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro, nascia há exatos 115 anos na cidade de Miracema, na região noroeste do estado do Rio de Janeiro. Zezé faleceu em 1998, no dia 10 de abril.
Como técnico, passou por grandes clubes como Botafogo, Fluminense, Vasco, Sport, Cruzeiro, São Paulo e Corinthians. Treinou também a Seleção Brasileira entre 1952 e 1955, inclusive na Copa do Mundo de 1954 na Suíça. Irmão dos também ex-treinadores Aymoré Moreira e Airton Moreira, nos deixou devido a uma insuficiência respiratória, aos 90 anos. Foi campeão carioca pelo Botafogo em 1948 e pelo Fluminense em 1951 e 1959, campeão paulista em 1970 pelo São Paulo e campeão da Libertadores da América em 1976 pelo Cruzeiro.
Foi o treinador brasileiro na conquista do Pan-Americano de 1952, no Chile, primeiro título internacional obtido por nosso país.
Aos 35 anos já estava sentado no banco de reservas. Tido por muitos como retranqueiro, foi pioneiro na introdução da marcação por zona.
Em 1954, durante a Copa do Mundo, protagonizou um episódio inesquecível. Após a derrota brasileira para a Hungria, reagiu a uma cusparada desferida por um atleta do selecionado europeu acertando uma chuteira que carregava contra o ministro dos Esportes e técnico da Hungria Gustav Sebes.
Também trabalhou na Seleção Brasileira como espião e integrante da comissão técnica nas Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966, 1970, 1982 e 1986.
O desenho de Zezé Moreira foi publicado pela "A Gazeta Esportiva Ilustrada" em 5 de janeiro de 1960. Faz tempo, hein?
Da esquerda para a direita: Um jogador não identificado, Zezé Moreira, Didi e Rodrigues Tatu.
O elenco do Tricolor Carioca, campeão estadual de 1959. De cima para baixo, na primeira fila (em pé): Dourado Lopes, Dr. Paes Barreto, Dilson Guedes, Zezé Moreira, Ailton Machado, Wilson Xavier e José de Almeida. Segunda fila: Jair Francisco, Paulo, Castilho, Jair Santana e Romeu. Terceira fila: Jair Marinho, Pinheiro, Edmilson, Clóvis e Altair. Quarta fila: Maurinho, Paulinho Ladrão, Valdo, Telê Santana e Escurinho
Treinador do time baiano na época, Zezé Moreira aparece dando ordens aos seus jogadores no estádio do Morumbi. Foto: Manchete Esportiva.
Esta foto faz parte de uma entrevista concedida pelo saudoso treinador a uma revista dias antes da estréia da Seleção Brsileira na Copa do Mundo de 1962. Disse na época ter plena confiança no escrete nacional, ressaltando que as chances brasileiras seriam maiores em relação até mesmo à Copa de 1958. Sábio Zezé
No dia 23 de janeiro de 1967, o mestre Zezé estava orientando o ponta Bataglia
O jornalista Walter Lacerda, à esquerda, ao lado de Zezé Moreira
Zezé Moreira em 1967 quando era treinador do Corinthians. Ao deixar o clube após uma derrota para o Palmeiras, afirmou que o clube precisava não de um técnico mas sim de um psicólogo. Naquela época, o Timão vivia um jejum de títulos paulistas que chegava a 13 anos e só terminou em 1977
Em 1965, nos vestiários do Maracanã, o Vasco homenageia o grande Célio (segurando a "premiação"). O terceiro, da esquerda para a direita, é o técnico Zezé Moreira.
Dois momentos de Zezé Moreira
Equipe do Botafogo no Maracanã em 1956. Em pé, da esquerda para a direita: Orlando Maia, Amauri, Tomé, Nilton Santos, Bob e Bauer. Agachados: integrante da comissão técnica, Garrincha, João Carlos, Wilson Moreira (filho de Zezé Moreira), Didi e Rodrigues. Foto: Revista Placar/Edição especial - 50 times do Botafogo
Seleção Carioca em 1952: Em Pé: Eli do Amparo - Arati - Jair Santana - Nilton Santos - Castilho - Pinheiro e Zezé Moreira (Técnico) Agachados: Mario Américo (Massagista) - Telê - Ranulfo - Ademir Meneses - Didi e Nívio. Crédito da foto: José Eustáquio