Novidades do Corinthians, elogios à diretoria são-paulina pela chance humana dada a Breno e bate-papos sobre jornalismo

Novidades do Corinthians, elogios à diretoria são-paulina pela chance humana dada a Breno e bate-papos sobre jornalismo

PodcasTimão 27

Marco Bello, Rodrigo Vessoni, Teleco e eu, Vitor Guedes debatemos o clássico Corinthians 2 x 0 Santos, projetamos a sequência do Brasileirão, Vagner Love, Lucca e muito mais... 

 

É nóis no 39!

 

Quarta-feira é dia de participar, ao vivo, do Seleção Sportv! A apresentação, no Rio dos merrrmãos  é de Marcelo Barreto. Das 12h50 às 13h40. Participamos, de São Paulo, mano, a partir das 14. É nóis no 39!

 

 Jornalismo cultural, político e assessoria de imprensa

Alô, pátria educadora, agora é fé! Eu poderia estar matando, poderia estar roubando, poderia estar dançando na noite, poderia meter um atestado "la garantía soy yo", mas, além de escrever no AGORA, no BLOG DO VITÃO, comentar no PodcasTimão e debater no Seleção Sportv, dou aula de comunicação, jornalismo... E, na FAPSP (Faculdade do Povo), tive a honra de recepcionar dois ex-colegas de jornal Agora São Paulo e profissionais de primeira: Marina Santa Clara Yakabe e Fernando Busian. Marina falou sobre "comunicação e construção de imagem no cenário cultural multimídia", "os desafios da informação pública na metrópole" foi o tema desenvolvido por Busian.

O texto que segue, sobre as palestras, foi feita pela aluna Hallayne Lacerda, do primeiro ano.  Leia mais AQUI

Fernando Busian e Marina Yakabe discutem assesoria de imprensa na FAPSP

A FAPSP (Faculdade do Povo) abriu espaço para dois jornalistas renomados, de áreas e trajetórias diferentes, dividissem as suas experiências e debatessem a profissão. 

Fernando Busian, 40 anos, fez faculdade de Rádio e TV, Jornalismo e Filosofia. Começou sua carreira sendo repórter de esportes no Agora São Paulo. Foi assessor de imprensa da Defesa Civil Municipal. Assessorou o prefeito Fernando Haddad durante a campanha eleitoral e, atualmente, é assessor da  Presidência da Câmera Municipal de São Paulo. 

Marina Santa Clara Yakabe, 33 anos, começou a trabalhar como estagiária em 2003 no jornal Agora São Paulo, passou por várias editorias, contudo permaneceu mais tempo em cultura. Em 2010 trabalhou no R7 para ter experiência em internet. Atualmente ela assessora os rappers Emicida e Rael. Sua missão é organizar as agendas, shows e projetos sociais.  

A palestra foi iniciada por Busian, “a democracia norteia a comunicação pública, o fluxo de informações deve ser entre estado e sociedade”. Ele explica que o maior desafio é levar o que é público para quem está em casa. 

Durante o tempo em que trabalhou com o Haddad, diz que o site da prefeitura contem conceitos jornalísticos, sem adjetivos. Sua função era relatar o dia do candidato, mostrar que a cidade tinha problemas era um grande avanço. 

Discorda de teorias que falam que o governo por si só se comunica: “O Estado deve promover comunicação. Se não houver publicidade, só participa quem conhece”. 

Para quem acha que assessor tem vida boa e trabalha pouco, Busian relatou: “fiquei dois dias sem tomar banho e dormir quando o metrô desabou em 2007, já que na época trabalhava na Defesa Civil”. Jornalista não tem horário, conclui. 

No final deixou dicas para quem quer seguir nesta área: deve ter paciência, capacidade de argumentação e versatilidade. O assessor não deve apenas emplacar pautas, mas conversar e atender bem as pessoas. 

Em seguida, Marina passou seus ensinamentos, “trabalhar no jornal é pior, porque há assuntos que não são expostos propositalmente  e os leitores não sabem disso”. 

Não aprendeu assessoria na universidade, foi perguntando para os amigos o que tinha dúvidas, “eu não tinha muito conhecimento. Eu não sabia o que fazer, mas sabia o que deveria não fazer”. 

Relata que ser assessor de entretenimento não é só divulgar, tem que lidar com a imagem dos cantores também, os orientam para não serem agressivos diante das críticas irrelevantes. 

Tirou a dúvida de muitas pessoas: “não ganhamos nada para irmos na TV”. Os rappers vão para divulgar o trabalho e terem reconhecimento. 

A assessora explica que as mídias sociais fazem toda a diferença na divulgação dos artistas, principalmente em relação aos shows. 

Para os futuros jornalistas ficarem atentos, ela revelou dois fatos que não foram agradáveis. Fez um acordo com os jornais para não publicarem a matéria antes da data prescrita, mas um repórter do Estadão não respeitou. “isso prejudicou meu trabalho”, disse ela. O outro caso foi que ela chamou O Jornal Folha para cobrir o ensaio do show, uma repórter fez uma pergunta sobre a falta de água, e isso acabou sendo o destaque.  

Disse que demorou a entender que tem um jeito diferente de conversar com diferentes veículos: “A chance de dar bem é ter uma pauta pronta para cada um”. Revela como trabalha: acompanha os rappers em programas televisivos, seleciona entrevistas, faz planilhas para agendá-las, aconselha os cantores para não fazerem entrevistas em shows. 

O futuro do jornalismo não está só na redação”, aconselha Marina. 

Analisando os dois casos de assessoria que lidam com diferentes públicos, percebe-se que ambos tem algo em comum: fazer um jornalismo objetivo e imparcial. 

Percebe-se que as redes sociais influenciam no trabalho, e o modo de passar a informação para as pessoas mudam, já que o assessor da Câmera tem uma linguagem formal, e a Marina lida com pessoas que admiram o rap, que é uma linguagem popular. Isso é claramente visto na maneira com que eles palestraram. 

Palestra de Marina Santa Clara Yakabe: "Comunicação e construção de imagem no cenário cultural multimídia"

Palestra de Fernando Busian: "Os desafios da informação pública na metrópole" 

 

Formando Focas 

 Patrícia Paixão, coordenadora de Jornalismo da FAPSP, falou ao BLOG DO VITÃO sobre a formação de jornalistas. Relembre. E, se curte a área, acompanhe as dicas na página Formando Focas no Facebook, aqui, e no site, aqui.

 

Breno é a prova que até a diretoria tricolor acerta!

Reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima... Alô, povão, agora é fé! Dizem que de boas intenções o inferno está cheio. O que é fato é que não faltam motivos para criticar a armagedônica diretoria são-paulina presidida por Carlos Miguel Aidar.

Os outroras diferenciados cardeais, com todos os dentes na boca e tudo, deram agora para barracos públicos de quinta categoria: vaidade, disputa por poder e homem com ciúme de homem são ingredientes para uma péssima mistura! O São Paulo contratou mal, vendeu a rodo, ironizou rivais que vivem momentos bem melhores.... E, agora, o time do planejamento de mentira tem na Copa do Brasil, competição que jamais conquistou, a única chance de levantar um caneco na temporada.

Dito isso, a chance dada a Breno agora, como, no passado, foi dada ao chileno Rojas, merece todos os elogios. O gol em Florianópolis do atleta é só um detalhe, até porque, com todos os muitos deméritos, o tento do zagueiro e dublê de volante não teve efeito prático: o São Paulo apanhou do Avaí e perdeu a chance de fechar a rodada no G-4. Breno, que tem mostrado que ainda pode ser útil de alguma forma, não foi uma contratação esportiva, mas um resgate de cidadania para um atleta criado no clube, uma contratação humana após o jogador ter pago sua dívida com a justiça alemã.

O futebol imita a vida... Não existe alguém totalmente bonzinho ou 100% malvadão. Até a diretoria do São Paulo atual, que é uma tragédia, é capaz de acertar: parabéns pela oportunidade dada a Breno. Agora resta dar oportunidade para novas cabeças assumirem o poder e comandarem política e administrativamente o clube!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! É nóis na web! É nóis na facu! É nóis no PodcasTimão! É nóis na TV!

 

Oh, dó!

Alexandre Pato, que foi à rede 9 vezes no Brasileiro (Ricardo Oliveira fez 17, e Jadson, que não é atacante, 11), admitiu que ficou triste por não ter sido lembrado por Dunga... Fiquei curioso para saber como estão se sentindo Bruno Rangel (Chapecoense), Vagner Love (Corinthians), André (Sport) e Henrique (Coritiba), todos com 8 gols no certame...

Série Baba

O Botafogo está encaminhando, matematicamente, o acesso à elite e o título da Segundona. Hoje, contra o Macaé, são mais três pontos na conta. Após uma turbulência inicial, Ricardo Gomes está conseguindo um retorno tranquilo ao banco de reservas. Palpites: Botafogo 3 x 1 Macaé, Atlético-GO 1 x 0 Criciúma e Bragantino 2 x 0 Boa.

 

 
 
 
 
Eu  sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na web! É nóis na banca! É nóis na facu (FAPSP)! É nóis na TV! É nóis no PodcasTimão!
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
Comentarista do PodcasTimão
 
Debatedor do programa Seleção Sportv
Colunista diário do jornal Agora São Paulo (Caneladas do Vitão)

Canal de vídeos do Vitão: youtube.com/blogdovitao

 

 Blog do Vitão no Terceiro Tempo: blogdovitao.com.br

Instagram: vitorguedes77

 

 E-mail: blogd.vitao@gmail.com

 

Últimas do seu time