Dupla Gre-Nal passa pela Dupla Ca-Ju e decide o título gaúcho a partir de domingo

Dupla Gre-Nal passa pela Dupla Ca-Ju e decide o título gaúcho a partir de domingo

Configurado no tradicional confronto entre dois clubes gigantes possuidores dos principais títulos nacionais e internacionais, o Gre-Nal figura entre os maiores clássicos do futebol brasileiro e sul-americano. 
 
Seus integrantes, Grêmio e Internacional,  vivem momento semelhante sob o comando de novos treinadores, ambos em fase de formatação tática dos grupos que irão representar a titularidade das duas equipes gaúchas na temporada de 2021.
 
Miguel Ángel Ramírez, pelo Inter, e Thiago Nunes, pelo Grêmio, possuem campanhas muito parecidas nos seus primeiros jogos, comandando as equipes representativas da dupla Gre-Nal.   
 
Ambos já contabilizam, neste período de transição, vitórias convincentes entre as quais se incluem goleadas em confrontos nacionais e internacionais disputados por seus respectivos times.
 
Tais resultados, contudo, não constituem o teste ideal para aferir com eloquência a capacidade de cada um dos treinadores, haja vista que foram alcançados diante de equipes de médio porte, dotadas de elencos bastante inferiores aos dessas grandes forças do futebol dos Pampas.
 
Sem dúvida, a grande prova de fogo dos novos comandantes gremista e colorado acontecerá no próximo domingo, no primeiro Gre-Nal dos dois clássicos decisivos do Gauchão, que será realizado no estádio Beira-Rio.
 
O Inter, de Miguel Ángel Ramírez, chegou à Final do título regional, derrotando o Juventude ontem, no Beira-Rio, pelo placar de 4 a 1, depois de ter sido derrotado no jogo de ida pelo escore mínimo. 
 
O Grêmio, de Thiago Nunes, chega a essa decisão ao vencer o Caxias por 2 a 1 no primeiro confronto, voltando a derrotar o time caxiense neste domingo, na Arena,  pelo placar de 2 a 0.  
 
Arriscar favoritismo em Gre-Nal é como dar um tiro na Lua. Contudo, é dever do analista declinar acerca de alguns fatores, ainda que pouco expressivos, que caracterizem algum tipo de vantagem para um desses tradicionais rivais. 
 
Fiel a esse princípio, eu diria que, embora com menos tempo de comando no esquadrão gremista, Thiago Nunes mostrou mais serviço do que o técnico colorado, que ora vive o frenesi das goleadas fáceis, na Libertadores e no Gauchão, mas já provou o gosto amargo da derrota, treinando o Inter em ambas as competições. 
 
O substituto de Renato Portaluppi, por sua vez, logrou vencer os cinco jogos em que esteve à frente da direção técnica do Grêmio até aqui, um dos quais fora de casa, frente ao Lanús, time de médio porte do futebol argentino.
 
Mas estou falando apenas dos treinadores da Dupla Gre-Nal, o que evidentemente não é tudo uma vez que, de cada lado do campo teremos onze jogadores que, em função da qualidade técnica que possuem, podem fazer a diferença no clássico entre tricolores e colorados.
 
 Nesse aspecto, acredito não haver vantagem a ser apontada para nenhum dos lados, considerando que, tanto na defesa, quanto no meio-campo e no ataque, Grêmio e Internacional possuem craques que se equivalem tecnicamente, o que permite dizer que o resultado desse clássico estará calcado mais em fatores de natureza tática do que na individualidade dos atletas que estarão atuando dentro das quatro linhas.
 
Se de um lado, temos o Internacional, com jogadores de grande destaque como Marcelo Lomba, Victor Cuesta, Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick e Thiago Galhardo, de outro existe o Grêmio, com os destacados atletas como Breno, Pedro Geromel, Matheus Henrique, Maicon, Diego Souza e Ferreirinha, sendo este último a maior revelação do futebol gaúcho em 2021.
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares:  jornalino@gmail.com - whatsApp (55) 991778107. Leia artigos de Lino  Tavares em Portal Terceiro Tempo.com.br - Rede de Mídia Brasil Online - Rede de Mídia Online Internacional - Revista  Eletrônica Gibanet.com - Portal S.O.S Brasília - Jornal Expresso Minuano RS
 
Foto: UOL

Últimas do seu time