Dois acontecimentos épicos e sem par se inserem na história do Grêmio, haja vista jamais ter acontecido, em tempo e em lugar algum, algo sequer parecido com qualquer deles.
O primeiro é o milagre conhecido como "A Batalha dos Aflitos, quando, no último minuto da partida, com 8 homens em campo, o imortal tricolor livrou-se da derrota iminente, defendendo um pênalti, e buscou a vitória com um gol relâmpago, fenômeno este que lhe garantiu o retorno à primeira divisão e, de quebra, o título de campeão da série B.
O segundo aconteceu na decisão da Recopa Gaúcha do ano passado e ficou imortalizado na pessoa do super atacante Luis Suárez, que se tornou na ocasião o primeiro e único atleta do mundo a estrear num clube, fazendo três gols e levantando a taça de campeão.
Foi com uma atuação estupenda desse fenomenal craque que o Grêmio derrotou o Botafogo na noite desta quinta-feira, igualando-se em pontos ao líder do Brasileirão, ressurgindo das cinzas, com fênix, depois de estar perdendo o jogo pelo placar de 3 a 1 em pleno início do segundo tempo.
Revelando tudo quanto se pudesse esperar de um jogador diferenciado, Suárez marcou os três gols da vitória do Grêmio, que transformaram a derrota que parecia iminente numa virada histórica que ficará indelevelmente guardada na memória dos gremistas desta e das futuras gerações.
Com este feito extraordinário realizado no estádio São Januário, o time do Grêmio pede passagem para conquistar mais uma vez o título de campeão brasileiro, possuindo agora credenciais para sustentar tal pretensão, pois só não ocupa já o topo da tabela devido ao saldo de gols, que é inferior ao do líder que hoje derrotou.
Como falei no comentário anterior, Grêmio e Botafogo disputariam nesse confronto talvez a partida mais importante de todas as que até aqui foram disputadas pelo Brasileirão.
Creio que, depois do espetáculo de bola rolando protagonizado pelos atuais líder e vice-líder do certame nacional, ninguém em sã consciência teria coragem de discordar desse ponto de vista.
Afinal, estou me reportando a um jogo de futebol que, além da excelência técnica de que se revestiu, como 7 gols assinalados no seu desenrolar, transformou totalmente a fisionomia deste campeonato, que a cinco rodadas do seu final não propicia ainda a menor ideia do clube que erguerá a taça de campeão brasileiro de 2023.
Fale com nosso comentarista esportivo, colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)991763232.
Foto: UOL