Piloto da Crown Racing somou dois pontos com a conquista. Foto: Bruno Terena/RF1

Piloto da Crown Racing somou dois pontos com a conquista. Foto: Bruno Terena/RF1

O pentacampeão Cacá Bueno (Crown Racing) conquistou em Goiânia,neste sábado (24), a pole para a etapa inaugural da temporada de 2021 da Stock Car,  que acontece na tarde de domingo (25) em rodada dupla, com a corrida 1 marcada para começar ás 15h10 (de Brasília).

Foi a 38ª pole de Cacá na Stock, categoria pela qual estreou em 2002 e conquistou os títulos em 2006, 2007, 2009. 2011 e 2012. Ele quebra um jejum de três anos sem partir do primeiro lugar na Stock. A última vez em que ele partiu da posição de honra em um grid da categoria foi em 21 de abril de 2018, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

"Minha última pole na Stock Car havia sido há exatos três anos, no Velopark. Foram dois anos difíceis em 2019 e 2020, em que a própria equipe sabe que eu não tive condições de brigar pela vitória. Aí quando as coisas não dão certo a sua confiança desce, a gente mexe em coisas no carro que acabam não dando certo. Mas a gente trabalhou demais, eu não abandonei o time, confio demais em toda nossa equipe. Independentemente do que acontecer amanhã, sair na pole é incrível e agora dá dois pontos, sou líder do campeonato, já estava com saudades disso (risos)", disse Cacá, de 44 anos, referindo-se ao fato de que agora a pole tem bonificação.

Em seu melhor giro pelos 3.835 metros, Cacá cravou 1min26s863, com a pequena margem de 0s005 para Daniel Serra (Eurofarma RC), segundo colocado, que partirá ao seu lado na primeira fila.

Cacá Bueno já despontava como um dos favoritos à pole após o grande desempenho no segundo livre, que ele liderou, e mostrou-se forte durante toda a classificação, culminando com uma volta perfeita no traçado goiano nesta tarde.

Com o troféu na mão, Cacá Bueno comemora a pole em Goiânia. Foto: Bruno Terena/RF1

A segunda fila terá Ricardo Maurício (Euforma RC) e Allam Khodair (Blau Motorsport), terceiro e quarto colocados, respectivamente. Todos os quatro primeiros com Chevrolet Cruze.

Dois Toyota Corolla partem na sequência, ambos da RCM Motorsport: Ricardo Zonta em quinto e Bruno Baptista em sexto.

A rodada dupla terá um modelo diferente do modelo adotado até o ano passado. Não haverá intervalo entre a primeira e a segunda bateria. Após a bandeira quadriculada na corrida 1 os pilotos terão uma volta para realinharem com o grid invertido, do décimo para o primeiro colocado. O vencedor da corrida 1 ganhará 30 pontos e o da corrida 2 somará 24.

O pit-stop será obrigatório apenas na primeira corrida e o Fan-Push (botão extra de ultrapassagem) está mantido com as mesmas regras, incluindo o formato de votação, aberto ao público.

ESTREANTES

Felipe Massa (Lubrax Podium) e Tony Kanaan (Full Time Bassani) dividem a 12ª fila, em 23º e 24º lugares, respectivamente. Ambos ficaram atrás de seus companheiros de equipe. Julio Campos, parceiro de Massa, larga em 17º e Rafael Suzuki, companheiro de equipe de Kanaan, parte em nono lugar.

"Foi uma classificação difícil, esperava largar em uma posição melhor. Foi um problema meu, que ainda preciso entender melhor o carro e a classificação, mas a equipe como um todo também está buscando o melhor ajuste. Precisamos melhorar nas curvas de baixa dos setores dois e três, porque no setor um, nas curvas de alta, o carro está bem. Nas corridas de amanhã, temos que buscar evoluir da posição que a gente está largando e ir atrás dos melhores pontos possíveis", ponderou Felipe Massa. 

Felipe Massa (Lubrax Podium) parte em 23º. Foto: Rodrigo Guimarães/Divulgação

Também fazendo sua primeira temporada na Stock Car, Beto Monteiro, companheiro de equipe do pole Cacá Bueno na Crown Racing, que conciliará o ano com a Copa Truck, parte em 22º lugar, exatamente à frente de Felipe Massa e Tony Kanaan.

PROBLEMA DEIXA NELSINHO FORA DA CLASSIFICAÇÃO

Com problema mecânico, quebra da embreagem no final do segundo treino livre, Nelsinho Piquet (MX Piquet Sports) não foi para a pista na classificação e parte do último lugar do grid, em 32º. No TL2 ele ficou no fundo do pelotão, em 30º, dez posições atrás de seu companheiro de equipe, Sergio Jimenez, o 20º, que na classificação conseguiu a mesma posição.

GRID COMPLETO - STOCK CAR - CORRIDA 1 (GOIÂNIA)



A CLASSIFICAÇÃO

GRUPO 1

Com dois minutos de pista liberada, Barrichello, Suzuki e Nunes foram os primeiros do grupo 1 na pista em busca de garantirem tempos entre os 15 primeiros par seguirem em busca da pole. Em sua primeira tentativa, Barrichello fez 1min30s282. Em seguida ele melhorou, para 1min27s333, mas Khodair subiu para a ponta da tabela com 1min26s835. Ricardo Maurício destronou Khodair na sequência, em 1min26s682 e Serra foi ainda melhor, para ocupar a liderança, em 1min26s652, terminando em primeiro entre aqueles do primeiro grupo.

NELSINHO FORA...

Com problema em seu carro, Nelsinho Piquet, que estava inscrito no grupo 1, não foi para a classificação.

GRUPO 2

Pista liberada para o grupo 2 e Tuca Antoniazzi já foi para a pista. Com o asfalto mais frio, os pilotos retardaram suas tentatias para voltas rápidas. Marcos Gomes, na entrada do miolo, acabou escapando mas retornou ao traçado.

Cacá e Gaetano conseguiram boas voltas e já apareceram entre os melhores, em quinto e oitavo, respectivamente.

Os 15 que passaram para o Q2: Serra, Ricardo Mauricio, Khodair, Salas, Cacá, Zonta, Nunes, Gaetano, Ramos, Casagrande, Baptista, Camilo, Navarro, Barrichello e Suzuki.

Na sequência, apenas os seis primeiros ingressariam no Q3. Khodair foi o primeiro a fazer uma boa volta, em 1min26s980, logo superado por Cacá Bueno, 0s080 mais rápido. Serra ficou entre eles, a 0s033 de Cacá, para ocupar o segundo lugar.

Os seis que passaram ao Q3: Cacá, Serra, Khodair, Maurício, Zonta e Bruno Baptista. A diferena entre Cacá, o primeiro, e Baptista, o sexto, foi de 0s190.

E, repetindo a excelente performance do segundo treino livre, Cacá Bueno garantiu-se na pole com 1min26s863, apens 0s005 melhor que Daniel Serra, que partirá com ele na primeira fila.

Programação em Goiânia (Stock Car)

Domingo, 25 de abril

15h10 – Stock Car – corrida 1 (Band e SporTV)
15h43 – Stock Car – corrida 2 (Band e SporTV)

COBERTURA TELEVISIVA DA ETAPA

Na Band, única emissora que transmitirá por TV aberta, a locução será de Luc Monteiro, com comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone e reportagens de Celso Miranda. No SporTV a locução estará a cargo de Everaldo Marques, com comentários de Rafael Lopes e Giuliano Losacco. O YouTube da Stock exibirá os dois treinos livres no sábado (24).

CALENDÁRIO DA STOCK CAR PARA 2021 *

Data / Etapa / Local

25/04 – 1ª etapa – Goiânia - Pole de Cacá Bueno (1min26s863)
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª e 4ª etapas – Velocitta
11/07– 5ª etapa – Cascavel
01/08– 6ª etapa – Curitiba
22/08– 7ª etapa – Curitiba
19/09– 8ª etapa – Santa Cruz do Sul
24/10– 9ª e 10ª etapas – Velocitta
21/11– 11ª etapa – Goiânia
12/12– 12ª etapa – a definir

* sujeito a alterações

 

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

 

Últimas do seu time