Na edição de 2023, sete times brasileiros estarão na disputa. Foto: Divulgação

Na edição de 2023, sete times brasileiros estarão na disputa. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (27), será realizado o sorteio para definir os oito grupos da primeira fase da Libertadores 2023. O evento, organizado pela Conmebol, terá início às 21h (o horário de Brasília.

Na edição de 2023, sete times brasileiros estarão na disputa. São eles: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Internacional e Athletico-PR.

Para a realização do sorteio, os 32 times na disputa pelo título são separados em oito potes que foram divididos pela ordem do ranking da Comnebol. O primeiro pode com as equipes melhores ranqueadas e no pote quatro as piores ranqueadas, além de que no último pote entram os clubes que entraram pela Pré-Libertadores, como é o caso do Atlético-MG.

Uma das regras do sorteio é que clubes do mesmo país não podem se enfrentar, a não ser que seja algum clube que veio da Pré-Libertadores. Serão sorteados oito grupos de quatro equipes em cada. Os dois primeiros de cada grupo avançam para as oitavas de finais, enquanto os terceiros colocados irão jogar um estilo de playoffs contra o segundo colocados de cada grupo da Sul-americana. Será a primeira vez na história que irá acontecer esses playoffs, antes o terceiro colocado já ia diretamente para as oitavas de finais.

Hoje também será realizado o sorteio dos grupos da “Sula”, que neste ano terão também sete times brasileiros: São Paulo, Santos, Botafogo, Goiás, RB Bragantino, América-MG e, por último, o Fortaleza, que foi eliminado na segunda fase da pré-Libertadores, classificando-se assim para a Sul-americana.

Existe na Sul-Americana a mesma regra que impossibilita times do mesmo país de se enfrentarem na fase de grupos, menos o Fortaleza, que pode cair em qualquer grupo já que veio da pré-Libertadores.

Últimas do seu time