Piloto estará em ação no próximo final de semana no Velocitta. Foto: Divulgação

Piloto estará em ação no próximo final de semana no Velocitta. Foto: Divulgação

Aos 16 anos, Felipe Barrichello Bartz, sobrinho de Rubens Barrichello, estreia no próximo final de semana pela nova categoria do automobilismo nacional, a Fórmula 4 Brasil, na etapa que acontece em rodada tripla no Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, mesmo local que recebe a quarta etapa da Stock Car.

Após uma trajetória robusta no kartismo, incluindo um bicampeonato no Brasileiro, Bartz, que é filho de Renata, irmã de Rubinho, estará em um dos 16 carros da categoria, integrando a Cavaleiro Sports, onde dividirá o box com Nicolas Giaffone, João Tesser e Vinícius Tessaro.

"Minha expectativa para a estreia está muito grande. Eu sempre sonhei em pilotar um monoposto e mal posso acreditar que chegou a minha vez", comentou o piloto, que conhece bem outros que estarão no grid, incluindo seu primo Fernando Barrichello, que também estreia em monopostos.

“A chegada da Fórmula 4 no Brasil abriu as portas para todos os pilotos do kartismo, que como eu buscavam essa chance. Quero me dedicar ao máximo a essa oportunidade que estou tendo na minha carreira para, posteriormente, sonhar com um futuro nas categorias no exterior”, completou Felipe, que ressaltou o esforço de seus pais para a realização deste sonho.

“Meus pais lutaram muito para me dar essa chance de correr na Fórmula 4 esse ano e estou muito feliz por já conseguir estrear na categoria com quatro patrocinadores, que estão sendo fundamentais neste passo tão importante da minha carreira. Agradeço muito à Pay4Fun, à Copa Energia, à Suhai Seguradora e à Amaro Aviation e espero retribuir todo esse apoio lutando pelos melhores resultados possíveis nas pistas”, concluiu Bartz, que estará com os outros 15 pilotos da categoria na pista do Velocitta a partir de quinta-feira (12), quando acontecem dois treinos extras.

Renata Barrichello ao lado do filho Felipe Bartz em 11 de dezembro de 2021, em Interlagos, dia em que a Fórmula 4 Brasil foi apresentada ao público. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT 

A etapa inaugural da Fórmula 4 Brasil, que utiliza o chassi da fabricante italiana Tatuus, com motor 1.4 produzido pela Abarth-Autotecnica (com 176 cavalos de potência), será disputada em rodada tripla, com duas corridas no sábado (14) e a derradeira no domingo (15).

O carro, aliás, em todas as suas especificações mecânicas, é o modelo mais atualizado, exatamente igual àquele das disputas dos certames internacionais. 

Estão previstas seis etapas no certame da categoria neste ano, e apenas a terceira, previamente marcada para o dia 4 de setembro, ainda não tem o seu local definido.

FELIPE BARTZ NO BELLA MACCHINA, EM 2017...

Então aos 12 anos, competindo no kart, Felipe Bartz esteve na redação do Portal Terceiro Tempo em novembro de 2017, acompanhado de sua mãe, Renata Barrichello. Ele participou do Bella Macchina, programa de automobilismo do site de Milton Neves. Clique aqui e veja como foi o encontro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA ETAPA INAUGURAL DA FÓRMULA 4 BRASIL - VELOCITTA (MOGI GUAÇU-SP)

Quinta-feira (12)

12h30 às 13h30 – 1º Treino Extra
15h30 às 16h30 – 2º Treino Extra

Sexta-feira (13)

8h45 às 9h25 – 1º Treino Livre
11h50 às 12h30 – 2º Treino Livre
17h00 às 17h20 – Classificatório

Sábado (14)

9h40 – Largada 1ª Prova (25 minutos + uma volta)
14h40 – Largada 2ª Prova (18 minutos + uma volta)

Domingo (15)

12h10 – Largada 3ª Prova (25 minutos + uma volta)

CALENDÃRIO DA FÓRMULA 4 BRASIL EM 2022

Etapa 1 – 15/05 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Etapa 2 – 31/07 – Interlagos (São Paulo, SP)
Etapa 3 – 04/09 - Local a definir
Etapa 4 – 25/09 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
Etapa 5 – 23/10 – Goiânia (Goiânia, GO)
Etapa 6 – 20/11 – Brasília – Super Final BRB (DF)


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa