Na mira de São Paulo e Santos, Alexandre Pato tenta liberação do Tianjin Quanjian. Foto: STR/AFP/Via UOL

Na mira de São Paulo e Santos, Alexandre Pato tenta liberação do Tianjin Quanjian. Foto: STR/AFP/Via UOL

Enquanto São Paulo e Santos aguardam qualquer novidade sobre a possível liberação de Alexandre Pato na China, o Internacional não nutre a mesma expectativa de contratar o jogador. Ainda que o atacante de 29 anos não esconda o apreço ao clube pelo qual atuou nas categorias de base e conquistou o Mundial de Clubes de 2006, a falta de capacidade financeira e a aposta em Paolo Guerrero afastam o Colorado da disputa.

Conforme apurou o UOL Esporte, a chance de Alexandre Pato jogar no Inter, mesmo rescindindo com o Tianjin Quanjian, beira o zero. Isso porque ele teria que aceitar uma redução substancial de salário e abrir mão de situações que podem facilmente o persuadir.

No Santos, a arma para contratar o jogador é Jorge Sampaoli. O técnico argentino conversou por telefone com o atacante, que se mostrou interessado em atuar sob seu comando para estar mais perto da seleção brasileira e, quem sabe, conseguir vaga na próxima Copa América.

Já o São Paulo, clube com o qual Pato também tem ótima relação por ter vestido a camisa do clube entre 2014 e 2015, se apresenta da mesma forma, à espera da rescisão e com potencial de concorrência para firmar acordo.

O Inter se vê inferiorizado na disputa. Sem dinheiro em caixa e com a folha de pagamento batendo no teto, o Colorado não nutre, hoje, qualquer esperança de envolver-se na briga.

A questão financeira também leva em conta o contrato de Guerrero, que foi reativado na última terça-feira após estar suspenso durante o período em que o jogador sequer poderia treinar com o clube.

O peruano é, ainda, a aposta técnica gaúcha. A partir de abril, quando acaba a suspensão por doping, o centroavante de 35 anos vai carregar a esperança de levar o clube de volta ao caminho das conquistas. Pato, necessariamente, jogaria pelos lados do campo ou forçaria uma mudança de formato do time de Odair Hellmann.

O discurso da direção prega avaliações diárias do mercado. Porém, o grupo está encaminhado para o primeiro semestre. Sem sucesso com Messias, que foi para o Rio Ave, de Portugal, o clube deixou de tratar a contratação de um zagueiro como prioridade. E apenas movimentações de ocasião acontecerão.

Ainda que seja um sonho poder contar com Alexandre Pato, não há nenhum sinal de que isso possa acontecer agora. Talvez dentro de algumas temporadas, dependendo do quadro que se apresentar, sob a ótica do clube de Porto Alegre.

Últimas do seu time