Há exatos sete anos, no começo da noite de 17 de março de 2016, morria o ex-centroavante Gaúcho, vítima de câncer de próstata.
Ele estava com 52 anos e era casado com a atriz Inês Galvão, com quem teve um filho, Leonardo. A família residia em Cuiabá (MT).
Natural da cidade de Canoas, município da Grande Porto Alegre-RS, ele foi um dos bons goleadores brasileiros dos anos 80 e 90, tendo começado profissionalmente pelo Flamengo em 1984.
Também atuou pelo Palmeiras, clube pelo qual viveu um momento marcante, no Campeonato Brasileiro de 1988, no Maracanã. Na ocasião, Zetti, o goleiro alviverde, deIxou o campo com fratura na perna, após choque com Bebeto. Como as duas substituições já haviam sido feitas, ele se incumbiu da tarefa de defender a meta. Na decisão por pênaltis, Gaúcho defendeu as cobranças feitas por Aldair e Zinho, e ainda marcou para o Verdão.
Luis Carlos Toffoli, nome de batismo do saudoso GAúcho, ainda jogou Grêmio, Atlético-MG e Fluminense, entre outras equipes brasileiras, e também jogou no exterior, pelo Lecce (Itália) e Boca Juniors (Argentina). Deixou os gramados em 1996, quando defendia o Anápolis-GO.
O CUIABÁ ESPORTE CLUBE
Em 2001 ele fundou o Cuiabá Esporte Clube (MT), que atualmente está na 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro. O Cuiabá foi promovido à elite do Brasileiro após a boa campanha de 2020 na Série B, quando terminou em quarto lugar. Na Série A de 2021, em seu ano de estreia, terminou em 15º lugar com 47 pontos.
Na atual temporada, o Cuiabá garantiu vaga à terceira fase da Copa do Brasil após eliminar o Figueirense no dia 8 deste mês. No tempo normal, no Orlando Scarpelli (SC), empate em 2 a 2. Na disputa por pênaltis, vitória do Cuiabá por 4 a 2.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE GAÚCHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
ABAIXO, VÍDEO COM MOMENTOS DO JOGO QUE MARCOU A CARREIRA DE GAÚCHO, FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS NO TEMPO NORMAL, DISPUTADO EM 17 DE NOVEMBRO DE 1988, NO MARACANÃ. GAÚCHO DEFENDEU DOIS PÊNALTIS E TAMBÉM MARCOU O SEU, SOBRE O TAMBÉM FALECIDO GOLEIRO ZÉ CARLOS. A REPORTAGEM É DO SAUDOSO MARCELO REZENDE E A NARRAÇÃO (NOS PÊNALTIS) É DE GALVÃO BUENO, PELA GLOBO
Achados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
16/05/2025'Enciclopédia do Futebol', o saudoso Nilton Santos nascia há 100 anos
16/05/2025F1: Piastri melhora sua marca do TL1 e fecha a sexta-feira na frente em Ímola
16/05/2025Saudade: Ídolo do Santos e do Botafogo, Rildo nos deixava há quatro anos
16/05/2025Silvio Luiz, locutor de inesquecíveis bordões, nos deixava há um ano
16/05/2025