O Morumbi lotado assistiu ao São Paulo empatar em 1 a 1 com o Flamengo e, com este resultado, ganhar o título de campeão da Copa do Brasil de 2023, já que havia vencido o jogo de ida do torneio, no Maracanã, pelo escore mínimo.
A decisão não foi um desses jogos de encher os olhos, haja vista a escassez de lances emocionantes capazes de fazer tremer o estádio Cícero Pompeu de Toledo.
Nada comparável, em termos de emoção, ao recente confronto entre Corinthians e Grêmio, realizado na Neo Química Arena, que terminou empatado com 4 gols para cada lado, e poderia ter acabado com a vitória de 5 a 4 para o visitante, não fosse o aberrante erro da arbitragem ao não confirmar um pênalti claríssimo ocorrido na área corintiana.
Embora a Copa do Brasil seja uma importante competição brasileira, posto que envolve todas os grandes clubes do país, não se pode dizer que, em razão dessa conquista, o São Paulo possa ser considerado o melhor time brasileiro do momento, até porque não vai nada bem na disputa do Brasileirão, estando em 14º lugar a apenas 4 pontos distante da Zona de Rebaixamento.
Trata-se de uma boa equipe que tem lá suas limitações de plantel, mas vem sendo muito bem orientada tecnicamente por Dorival Júnior, um treinador experiente, que já provou sua competência, treinando outras equipes do futebol brasileiro, inclusive o próprio Flamengo que o trocou por Sampaoli, algo que talvez tenha sido um equívoco por parte do rubronegro carioca.
Se por um lado a conquista da Copa do Brasil não atesta com eloquência uma suposta supremacia são-paulina no âmago do futebol brasileiro, por outro reveste-se de um valor histórico inestimável para o tricolor do Morumbi, já que foi o primeiro título do torneio alcançado pelo clube, conferindo-lhe o status de verdadeiro campeão de tudo, como veremos a seguir.
A partir desde domingo, 24 de setembro de 2023, os torcedores do São Paulo Futebol Clube podem bater no peito e dizerem, alto e bom som, que seu clube do coração possui todos os títulos relevantes, nacionais e internacionais, que uma agremiação futebolística possa alcançar no universo das disputas.
O Clube do Morumbi possui o Mundial de Clubes disputado antes e após a FIFA ter tomado para si a organização do certame. Evidentemente que chegou a essas conquistas, depois de ter vencido em três oportunidades a Copa Libertadores da América.
O rosário de conquistas que dá ao São Paulo a classificação exclusiva de campeão de tudo completa-se com os títulos nacionais do Campeonato brasileiro e da Copa do Brasil, bem como os internacionais das Copas Sul-Americana e Conmebol, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa da Libertadores.
Fale com nosso comentarista Lino Tavares através do WhatsApp 55-991763232 e do e-mail jornalino@gmail.com. Leia artigos do colunista neste Portal esportivo, bem como entrevistas e reportagens de sua autoria em Rede de Mídia Brasil Online, Rede de Mídia Online Internacional, Revista Eletrônica Gibanet.com, Site informativo SOS Brasília e Jornal Expresso Minuano-RS
Foto: UOL