Nuno Leal Maia, de papéis marcantes na teledramaturgia brasileira, comemora nesta segunda-feira (17) 75 anos. Mas você sabia que, além de grande ator, Nuno também era bom de bola?
Nuno chegou a jogar pelo juvenil do Santos Futebol Clube, mas não seguiu carreira de atleta. O ator treinou o Londrina Esporte Clube, do estado do Paraná, a Sociedade Esportiva Matsubara, do mesmo estado, o São Cristóvão de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro e o Botafogo Futebol Clube, do estado da Paraíba.
Nuno estudou artes cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Na televisão, destacou-se bastante na figura do "paizão maneiro", "gente fina", do bicheiro "Tony Carrado", do surfista "Gaspar Kundera" e do divertido e cheio de ginga "Jurandir", graças às suas memoráveis atuações nas telenovelas A Gata Comeu, Top Model, Mandala, Vamp e História de Amor.
Um papel marcante, relacionado a futebol, foi na novela "Vereda Tropical", exibida pela Globo entre 1984 e 1985, interpretando o treinador do ficcional time do Cantareira Futebol Clube. Em um capítulo ele levou seu craque (Luca, interpretado por Mário Gomes) à Vila Belmiro para um teste. Na ocasião, quem recebeu os dois foi Serginho Chulapa, então centroavante do Santos. No vídeo abaixo, também aparece o saudoso Gilberto Tim, que trabalhava como preparador físico do Peixe e Rodolfo Rodriguez, o goleiro do Santos.