Nuno Leal Maia, marcante ator brasileiro

Nuno Leal Maia, marcante ator brasileiro

Nuno Leal Maia, de papéis marcantes na teledramaturgia brasileira, comemora nesta segunda-feira (17) 75 anos. Mas você sabia que, além de grande ator, Nuno também era bom de bola?

Nuno chegou a jogar pelo juvenil do Santos Futebol Clube, mas não seguiu carreira de atleta. O ator treinou o Londrina Esporte Clube, do estado do Paraná, a Sociedade Esportiva Matsubara, do mesmo estado, o São Cristóvão de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro e o Botafogo Futebol Clube, do estado da Paraíba.

Nuno estudou artes cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Na televisão, destacou-se bastante na figura do "paizão maneiro", "gente fina", do bicheiro "Tony Carrado", do surfista "Gaspar Kundera" e do divertido e cheio de ginga "Jurandir", graças às suas memoráveis atuações nas telenovelas A Gata Comeu, Top Model, Mandala, Vamp e História de Amor.

Um papel marcante, relacionado a futebol, foi na novela "Vereda Tropical", exibida pela Globo entre 1984 e 1985, interpretando o treinador do ficcional time do Cantareira Futebol Clube. Em um capítulo ele levou seu craque (Luca, interpretado por Mário Gomes) à Vila Belmiro para um teste. Na ocasião, quem recebeu os dois foi Serginho Chulapa, então centroavante do Santos. No vídeo abaixo, também aparece o saudoso Gilberto Tim, que trabalhava como preparador físico do Peixe e Rodolfo Rodriguez, o goleiro do Santos.

Encontro em 2015. Valdir Appel, Nuno Leal Maia e Iata Anderson. Foto: arquivo pessoal de Valdir Appel

 

Nuno surfando

 

Nuno em jogo amistoso

 

No auge da carreira

 

Atuando em malhação

 

 

 

Em jogo amistoso

 

Nuno mostra suas lembranças de treinador

 

Em jogo amistoso

 

Últimas do seu time