Fabricante terá flexibilidade de mudanças em caso de necessidade. Foto: Divulgação/Pirelli

Fabricante terá flexibilidade de mudanças em caso de necessidade. Foto: Divulgação/Pirelli

O calendário de 23 GPs da Fórmula 1, a começara pela etapa do Bahrein, no dia 28 de março, já tem definidos todos os compostos de pneus. O anúncio foi feito pela Pirelli nesta sexta-feira (19), em Milão (Itália).

Por conta da pandemia, e as inerentes dificuldades em termos de logística, o regulamento esportivo da Fórmula 1 sofreu alteração para oferecer uma maior flexibilidade, e agora as escolhas dos pneus não precisam mais de 14 semanas de antecedência para eventos de longa distância e oito semanas para os eventos na Europa. Como foi o caso no ano passado, haverá uma alocação fixa para cada piloto de dois jogos de pneus duros, três médios e oito macios, em cada corrida.

Assim, as alocações serão fixas ao longo de 2021, mas tanto a Pirelli quanto a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), se reservam no ireito de alterações da seleção até 15 dias antes de cada prova, em caso de necessidade.

"Anunciar todas as seleções para o ano agora ajudará as equipes e os pilotos com seu planejamento, também permitindo a máxima flexibilidade apenas no caso de o calendário ter que mudar devido às restrições da Covid-19, como vimos no ano passado. As seleções em si são, no geral, semelhantes às do ano passado, ou 2019, no caso de corridas não disputadas em 2020, o que significa que as equipes devem ter muitos dados para usar como base, mas temos duas corridas onde as indicações são mais macias. A primeira é o Azerbaijão, onde nosso pneu duro C2 não foi usado da última vez, então agora estamos indo com a seleção mais macia de todas: C3, C4 e C5. Depois temos o Brasil, onde vamos levar o C2, C3 e C4 este ano, pois o C1, que foi selecionado como a escolha mais dura da última vez, não mostrou uma vantagem particularmente grande em termos de desgaste em relação ao médio. Em ambos os casos, a nomeação mais macia pode levar a uma maior variedade de estratégias de corrida", comentou Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli.

ABAIXO, QUADRO COM OS COMPOSTOS QUE SERÃO UTILIZADOS NAS 23 ETAPAS DO MUNDIAL DE 2021 DA FÓRMULA 1


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time