Pierluigi Collina. Um nome, convenhamos, incomum para nós brasileiros. Mas que ficou extremamente marcado na memória dos torcedores do nosso país por ter sido exatamente ele, o “Carequinha Bom de Apito”, o árbitro que comandou a final entre Brasil e Alemanha na final de 2002.
E não só por isso, claro. O italiano Collina, que comemora nesta segunda-feira 63 anos, é considerado pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) como o melhor árbitro de todos os tempos.
Collina é conhecido mundialmente por sua famosa "carequinha", mas o que muitos não sabem é que ele tem uma doença que causa a queda de todos os pêlos do corpo. "Para mim não é problema, mas para outros que se sentem diferentes, pode ser. Vocês não imaginam quantas cartas recebo de mães de garotos com alopecia”, disse certa vez Collina.
O aniversariante do dia é economista formado pela Universidade de Bologna e membro do comitê de árbitros da UEFA.