Paulista de Santo Antônio de Posse, cidade próxima a Campinas, José Ferreira Neto, o Neto, um dos maiores ídolos da torcida corintiana, completa 57 anos neste sábado (9).
Hoje comentarista e apresentador da Band (Os Donos da Bola e Apito Final), o "Xodó da Fiel", canhnoto que vestiu a camisa 10 dos quatro grandes clubes do futebol paulista, foi um dos mais exímios cobradores de falta de todos os tempos, temido pelos goleiros.
Que o diga Gilmar Rinaldi...
O então goleiro rubro-negro, apesar do enorme esforço, não conseguiu impedir o golaço de Neto da intermediária em 5 de maio de 1991, na vitória do Corinthians sobre o Flamengo por 3 a 2, no Maracanã, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.
SELECIONAMOS ALGUNS GOLAÇOES DE NETO, COMEÇANDO JUSTAMENTE POR ESTE, CONTRA O FLAMENGO, EM 5 DE MAIO DE 1991
Jogando pelo Guarani, clube onde começou sua carreira, em 1984, Neto marcou um dos mais lindos gols de sua carreira, justamente diante do Corinthians, na primeira partida da final do Paulistão de 1988, no Morumbi. Neto, que adorava ficar olhando o saudoso Jorge Mendonça cobrar faltas nos treinos do Bugre, desta vez fez um gol com a bola em movimento, de bicicleta., e com o pé direito. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e o Corinthians acabou campeão naquele ano, vencendo a final em Campinas, com gol de Viola, na prorrogação. VEJA ABAIXO
Bem, mas se Neto marcou um gol de bicicleta contra seu clube de coração, quando defendeu o Timão conseguiu um feito semelhante, e contra o Guarani, em 1992, empate em 1 a 1 no Pacaembu. E, assim como contra o Corinthians, também o fez com o pé direito. Na comemoração, tirou a camisa e acabou expulso pelo árbitro Ilton José da Costa. VEJA ABAIXO
Em 1990, ano da conquista do Campeonato Brasileiro, primeiro do Corinthians, dois gols importantíssimos de Neto nos jogos que antecederam a final diante do São Paulo, contra o Atlético-MG e Bahia, respectivamente. VEJA ABAIXO.
CONTRA O ATLÉTICO-MG
CONTRA O BAHIA
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NETO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
Saudade: Há dez anos morria Tchê, o preparador de motores de kart de Ayrton Senna
26/04/2025Morre Jair da Costa, campeão com a seleção em 62 e ídolo da Inter de Milão
26/04/2025Parabéns, Rondinelli, 70 anos! Ele fez histórico gol pelo Flamengo em 1978
26/04/2025Dia do Goleiro: Veja as quatro vezes em que Pelé defendeu a meta do Santos
26/04/2025Embalado, São Paulo tem o Ceará pela frente no Brasileiro; as equipes
26/04/2025