Há exatos sete anos, em Interlagos, o alemão Sebastian Vettel, então na Ferrari, e hoje aposentado, vencia o GP do Brasil pela terceira vez, chegando ao seu 47ª triunfo na Fórmula 1. Vettel já havia vencido a prova paulistana em 2010 e 2013. Esta, aliás, foi a última vez que a Ferrari ganhou uma prova de Fórmula 1 no Brasil
Na ocasião, Vettel somou pontos importantes, que acabaram lhe garantindo o vice-campeonato naquele ano, cujo título ficou com Lewis Hamilton. Na etapa final, em Abu Dhabi, Vettel foi o terceiro colocado.
Partindo do segundo lugar no grid da prova realizada em 12 de novembro de 2017, o alemão da Ferrari superou Bottas no "S" do Senna logo na largada. Bottas não conseguiu ameaçar o alemão e foi o segundo.
A disputa pelo pódio ficou reservada para o final, entre Raikkonen e Hamilton, que já era o campeão da temporada por antecipação. O inglês, que largou dos boxes, fez uma prova espetacular de recuperação, tentou até o final mas não conseguiu superar o finlandês, que terminou em terceiro. Hamilton, assim, foi o quarto. Na sequência, os dois carros da Red Bull, com Verstappen em quinto e Ricciardo em sexto.
Felipe Massa (Williams) resistiu bem ao ataque final de Alonso (McLaren) para cruzar em sétimo, após largar em nono. O espanhol, com a McLaren, foi o oitavo. Em seguida, Sergio Pérez (Force India) e Nico Hulkenberg (Renault), nono e décimo colocados, respectivamente.
A CORRIDA DE 2017
LARGADA ATÉ A VOLTA 15
Vettel, segundo no grid, assumiu a ponta e Bottas caiu para segundo. Ricciardo escapou no "S" do Senna após ser tocado por Vandoorne mas conseguiu retornar. Grosjean perde a trajetória e toca em Ocon. Os dois abandonaram. Quem também ficou antes de completada a primeira volta foi Vandoorne, justamente pelo toque em Ricciardo. O belga teve a suspensão dianteira esquerda quebrada. Felipe Massa subiu da nona para a sexta colocação.
Safety-car na pista. Durante as voltas com o safety-car os carros passaram pelo pit-lane para que os detritos pudessem ser removidos da pista. Hamilton foi um dos que na passagem pelos boxes aproveitou para trocar os pneus.
Os seis primeiros: Vettel, Bottas, Raikkonen, Verstappen, Alonso e Massa.
RECOMEÇO DA PROVA NA VOLTA 6
Felipe Massa ganhou a posição de Alonso na reta dos boxes e subiu para quinto.
Enquanto isso, Hamilton em 12º após ter largado dos boxes. Não tardou e na volta 9 o campeão da temporada já era o décimo, após superar a Sauber de Ericsson e Toro Rosso de Gasly.
Na volta seguinte, Hamilton já era o nono, após ultrapassar a Renault de Sainz Jr.
Enquanto isso, entre os seis primeiros, nenhuma alteração: Vettel, Bottas, Raikkonen, Verstappen, Massa e Alonso.
Ótima recuperação de Ricciardo após o problema na largada. O australiano era o nono na volta 15
VOLTAS 16 A 30
Comunicação de rádio entre a Red Bull e Verstappen. O holandês dizendo ser mais rápido que Raikkonen mas não conseguindo a devida aproximação, para superá-lo.
Já em sétimo, Hamilto consulta a Mercedes para saber sua diferença em relação a Vettel, o líder, na casa de 15 segundos na volta 17.
Alonso se aproximando de Massa e Hamilton de Alonso. Na volta 20 a ultrapassagem de Hamilton sobre Alonso, na freada do "S" do Senna. O inglês já em sexto.
Hamilton, na volta 21, já embutiu em Massa no "S" do Senna mas somente conseguiu superar o brasileiro na freada do Lago.
Os seis primeiros: Vettel, Bottas, Raikkonen, Verstappen, Hamilton e Massa. Alonso, em sétimo, novamente no encalço de Massa.
PUNIÇÃO
Saiu a punição a Grosjean por ter rodado na primeira volta e tocado em Ocon, que abandonou: 10 segundos.
Parada de Bottas para troca de pneus. Sua Mercedes retornou calçada de pneus macios na volta 28. Mesmo giro em que Massa também fez sua parada, colocando os compostos macios da Pirelli.
Momento de muitas trocas de pneus. Vettel também nos boxes e Bottas, com uma troca melhor, voltou bem perto da Ferrari do alemão. Raikkonen também fez sua parada e voltou com boa margem para Verstappen.
Os seis primeiros na volta 30: Hamilton (ainda sem ter feito sua segunda parada), Vettel, Bottas, Raikkonen, Ricciardo e Verstappen.
VOLTAS 31 A 45
Ricciado permitiu que Verstappen o superasse. O holandês subiu para quinto.
Hamilton se mantendo na pista, em primeiro, tentando retardar ao máximo sua derradeira troca de pneus, para que os novos compostos, os ultramacios, resistissem até a volta 71.
Pelo rádio, Alonso pediu que a McLaren posicionasse sua diferença para Massa em todas as voltas. O brasileiro estava em sétimo e o espanhol em oitavo. Na volta 42 a diferença estava na casa de 2s3.
Abandono de Hartley (Toro Rosso) e parada de Hamilton para troca de pneus na volta 44.
VOLTAS 46 A 65
Hamilton, após sua parada, voltou em quinto, a 18s do líder Vettel.
Melhor volta para Hamilton: 1min12s423.
Os seis primeiros: Vettel, Bottas, Raikkonen, Verstappen, Hamilton e Massa. Ricciardo em sétimo e Alonso em oitavo.
Hamilton a 1s9 de Verstappen na volta 57, preparando-se para ganhar a quarta colocação do holandês da Red Bull.
Na volta 59, ultrapassagem de Hamilton sobre Vertappen na freada do Lago.
Parada de Verstappen para nova troca de pneus, na volta 63.
Os seis primeiros: Vettel, Bottas, Raikkonen, Hamilton, Verstappen e Ricciardo.
VOLTAS 66 A 71
Novo recorde de prova para Interlagos: 1min11s044 a marca de Verstappen no giro 66, com pneus novos (ultramacios) e carro mais leve.
Nos giros finais, Vettel só precisou administrar sua vantagem para Bottas, que aparecia em seu retrovisor mas não conseguiu uma aproximação efetiva para tentar a ultrapassagem.
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