Com a Brabham-Ford, Nelson Piquet superou as Renault e Williams em Zandvoort. Foto: Reprodução

Com a Brabham-Ford, Nelson Piquet superou as Renault e Williams em Zandvoort. Foto: Reprodução

O GP da Holanda, palco da próxima etapa do Mundial de Fórmula 1, neste domingo (25), em Zandvoort, teve apenas uma vitória de piloto brasileiro ao longo do mais de 70 anos que o país integra o calendário da categoria.

Foi em 1980, com Nelson Piquet, então piloto da Brabham-Ford, na prova realizada em 31 de agosto, 11ª etapa do campeonato.

PRIMEIRA FILA TODA FRANCESA, COM CARROS E PILOTOS...

Em uma temporada com a concorrência forte dos motores turbo, a Renault alinhou seus dois carros na primeira fila, com René Arnoux e na pole e o saudoso Jean-Pierre Jabouiile (1942-2023), ambos franceses, largando ao seu lado, na primeira fila.

As Williams-Ford, com o argentino Carlos Reutemann (1942-2021) e o australiano Alan Jones, tiveram seus dois carros na segunda fila, enquanto Nelson Piquet partiu na sequência, em quinto lugar, abrindo a terceira fila ao lado do francês Jacques Laffite, a bordo da Ligier-Ford.

Porém, o domínio da Renault na classificação começou a ruir tão logo a luz verde foi acionada. Jabouille perdeu várias posições, e Arnoux se manteve na dianteira por pouco tempo, até ser superado por Jones.

Mas Jones não se sustentou por muito tempo na liderança. Ele teve um dano na minissaia lateral direita de sua Williams (os carros eram dotados de efeito solo) e perdeu terreno (acabou terminando a corrida apenas em 11º), e enquanto o pole Arnoux herdou o primeiro lugar.

LAFFITE FLERTA COM A VITÓRIA, MAS...

Mas Jacques Laffite mostrou apetite para tomar a ponta do compatriota pelas dez voltas seguintes, até ser superado por Nelson Piquet, que dominou a prova até receber a bandeira quadriculada, no giro 72. Laffite, que caira para o segundo posto, ainda sofreu o ataque de Arnoux, que acabou por superá-lo a duas voltas do final.

Assim, ao lado de Nelson Piquet no pódio, os franceses René Arnoux e Jacques Laffite, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Aquela foi a segunda vitória de Piquet na Fórmula 1. Ele havia vencido o GP do Oeste dos Estados Unidos, também em 1980, quarta corrida da temporada.

Piquet ainda venceria a etapa seguinte, o GP da Itália, em Imola, mas ao término da temporada precisou se contentar com o vice-campeonato. Alan Jones acabou ficando com o título, com 13 pontos de vantagem para o brasileiro. 


  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time