Saudoso piloto abriu as portas para outros compatriotas na categoria. Foto: Reprodução

Saudoso piloto abriu as portas para outros compatriotas na categoria. Foto: Reprodução

Bem antes da primeira vitória brasileira na Fórmula 1, com Emerson Fittipaldi, no GP dos Estados Unidos de 1970, disputado em Watkins Glen, o saudoso Chico Landi, que nascera há 117 anos, foi o primeiro entre tantos brasileiros que competiram na categoria.
 
Francisco Sacco Landi morreu em São Paulo no dia 7 de junho de 1989, aos 81 anos, vítima de insuficiência cardíaca.
 
A primeira prova que Landi participou na Fórmula 1 foi o GP da Itália de 1951, em Monza, no segundo ano oficial da categoria máxima do automobilismo, pilotando uma Ferrari 375 alugada. Ele largou em 16º no grid que tinha 22 carros mas não completou a prova disputada no tradicional circuito de Monza.
 
Disputou um total de seis corridas na Fórmula 1, obtendo como melhor resultado o quarto lugar no GP da Argentina de 1956, ocasião em que dividiu o comando de uma Maserati 250 F com o italiano Gerino Gerini. A prova foi disputada em 26 de janeiro daquele ano, na cidade de Buenos Aires.
 
O amor de Chico Landi pistas, em particular pelo Autódromo de Interlagos, o levou a um pedido que foi atendido pela família, quando de seu falecimento: suas cinzas foram espalhadas pelo autódromo paulistano.
Somente de touca e óculos, Chico Landi em Interlagos no GP Internacional de 1947, patrocinado pela Cerveja Caracu. Foto: Blog do Flavio Gomes

Somente de touca e óculos, Chico Landi em Interlagos no GP Internacional de 1947, patrocinado pela Cerveja Caracu. Foto: Blog do Flavio Gomes


O piloto Ricardo Landi, sobrinho-neto de Chico Landi e o jornalista Rodrigo Mattar, no camarote da Audi, em Interlagos, durante as 6 Horas de São Paulo, em 1º de setembro de 2013. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

O piloto Ricardo Landi, sobrinho-neto de Chico Landi e o jornalista Rodrigo Mattar, no camarote da Audi, em Interlagos, durante as 6 Horas de São Paulo, em 1º de setembro de 2013. Foto: Marcos Júnior/Portal TT


Fangio e Landi disputando posição no GP Cidade de São Paulo de 1952. Reprodução/Gazeta Esportiva de 14/01/1952. Arquivo pessoal de Sylvio Freitas

Fangio e Landi disputando posição no GP Cidade de São Paulo de 1952. Reprodução/Gazeta Esportiva de 14/01/1952. Arquivo pessoal de Sylvio Freitas


O saudoso Chico em dois momentos de sua vida

O saudoso Chico em dois momentos de sua vida


Especialista em carros, Chico Landi foi o escolhido pela General Motors em 1975 para fazer a campanha publicitária do Opala SS. Reprodução/Revista Quatro Rodas

Especialista em carros, Chico Landi foi o escolhido pela General Motors em 1975 para fazer a campanha publicitária do Opala SS. Reprodução/Revista Quatro Rodas


Em 1983. Emerson Fittipaldi, Chico Landi e Ayrton Senna. Uma pena os três não terem corrido na mesma época... Foto: Divulgação

Em 1983. Emerson Fittipaldi, Chico Landi e Ayrton Senna. Uma pena os três não terem corrido na mesma época... Foto: Divulgação


Aos 53 anos, ainda na ativa. Foto: Reprodução

Aos 53 anos, ainda na ativa. Foto: Reprodução


Entre 1937 e 1939, Landi guiou principalmente carros italianos da Alfa-Romeo. Foto: Divulgação

Entre 1937 e 1939, Landi guiou principalmente carros italianos da Alfa-Romeo. Foto: Divulgação


Modelo com o qual Chico Landi guiou na inauguração de Interlagos: um Maserati 8CM, em 1940. Foto: Divulgação

Modelo com o qual Chico Landi guiou na inauguração de Interlagos: um Maserati 8CM, em 1940. Foto: Divulgação


Nas Mil Milhas Brasileiras, com a Carretera Corvette V-8. Chico venceu a prova mas foi desclassificado pois correu algumas voltas com a lanterna traseira apagada. Foto: Divulgação

Nas Mil Milhas Brasileiras, com a Carretera Corvette V-8. Chico venceu a prova mas foi desclassificado pois correu algumas voltas com a lanterna traseira apagada. Foto: Divulgação


Em 1974 fez sua última prova oficial, disputando as 15 Horas de Interlagos com um Maverick, aos 66 anos e terminou em sexto lugar. Reprodução: Cláudio Larangeira/Revista Quatro Rodas

Em 1974 fez sua última prova oficial, disputando as 15 Horas de Interlagos com um Maverick, aos 66 anos e terminou em sexto lugar. Reprodução: Cláudio Larangeira/Revista Quatro Rodas


Landi, um dos muitos corajosos que entravam nesses carros, sem santantônio e utilizando

Landi, um dos muitos corajosos que entravam nesses carros, sem santantônio e utilizando "capacetes" que não passavam de gorros de couro. Reprodução: Rodolpho Machado/Revista Quatro Rodas


As incríveis provas disputadas nas ruas da cidade de São Vicente na década de quarenta. Chico, à frente, liderando a corrida. Reprodução: Rodolpho Machado/Revista Quatro Rodas

As incríveis provas disputadas nas ruas da cidade de São Vicente na década de quarenta. Chico, à frente, liderando a corrida. Reprodução: Rodolpho Machado/Revista Quatro Rodas


No GP da Gávea, no Rio de Janeiro, competição que venceu por três vezes. Foto: Brasil em Fotos

No GP da Gávea, no Rio de Janeiro, competição que venceu por três vezes. Foto: Brasil em Fotos

Últimas do seu time