Após vencer o Grande Prêmio da Argentina de 1979 com o francês Jacques Laffite, a também francesa equipe Ligier chegou como favorita para a etapa paulistana, realizada em Interlagos, no dia 4 de fevereiro daquele ano., há exatos 41 anos.
E a expectativa se confirmou. Após largar nas duas primeiras posições, os dois carros da escuderia fundada por Guy Ligier dominaram a prova no antigo traçado de Interlagos e fizeram a dobradinha da equipe, com Jacques Laffite e Patrick Depailler, também francês.
O argentino Carlos Reutemann, com Lotus-Ford, completou o pódio, em terceiro.
Entre os brasileiros, Emerson Fittipaldi largou em nono lugar com o Fittipaldi-Ford e terminou em 11º, uma volta atrás do vencedor, enquanto Nelson Piquet (Brabham-Alfa Romeo) bateu na quinta volta, após largar em 22º.
Na F1, a Ligier venceu nove provas desde sua estreia , em 1976, até 1996, ano em que foi vendida para o ex-piloto Alain Prost, que a rebatizou com o nome Prost Grand Prix.
A última vitória aconteceu exatamente em seu último ano na categoria, 1996, ocasião em que o francês Olivier Panis, ganhou nas ruas do Principado de Mônaco.
DESEMPENHO DA EQUIPE CAIU AO LONGO DO ANO...
Depois dos triunfos na Argentina e a dobradinha no Brasil, a Ligier conseguiu apenas mais uma vitória na temporada, com Depailler, em Jarama, na Espanha. Enquanto isso, Ferrari, que depois estreou seu novo carro, bem como a Williams, tiveram um salto significativo de qualidade.
A Ferrari conquistou o título entre os construtores e Jody Scheckter foi o campeão, com Gilles Villeneuve terminando como vice. A Williams, vice-campeã entre os contrutores, levou Alan Jones ao terceiro lugar em 1979. Jacques Laffite ciou em quarto lugar na temporada e Patrick Depailler foi o sexto. A Ligier fechou o ano na terceira colocação.
No complexo do Autódromo de Magny-Cours, na França, há um museu com diversos carros da equipe, incluindo o modelo de 1983 que foi pilotado por Raul Boesel, ano em que o brasileiro guiou para o time de Guy Ligier (1930-2015). Além de Boesel, Pedro Paulo Diniz também competiu pelo time, em 1996.
ABAIXO, O GP DO BRASIL DE F1 DE 1979, COM TRANSMISSÃO DA REDE GLOBO E IMAGENS GERADAS PELA TV CULTURA-SP. NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE, COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME E REPORTAGENS DE JUAREZ SOARES. ASSISTA PELO YOUTUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
10/07/2025Kartódromo de Aracaju contará com melhorias para a disputa da 26ª Copa Brasil de Kart
10/07/2025Fenômeno digital: Milton Neves bate marcas impressionantes nas redes sociais
10/07/2025Arquibancadas do Mundial: um show à parte! Por Ricardo Setyon
10/07/2025Não é mais só futebol. Por Odir Cunha
10/07/2025