A corrida disputada em 1972 não contou pontos para o campeonato. Foto: Divulgação

A corrida disputada em 1972 não contou pontos para o campeonato. Foto: Divulgação

A história o Autódromo de Interlagos com a Fórmula 1 começou em 30 de março de 1972, ocasião em que o circuito paulistano recebeu pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em uma prova que não contou pontos para o campeonato, exatamente no ano em que Emerson Fittipaldi venceu o primeiro de seus dois títulos na categoria.

Os elevados custos de transporte e a não obrigatoriedade em participar da prova, fizeram com que algumas equipes não embarcassem para o Brasil após a etapa disputada na Argentina uma semana antes, entre elas a Ferrari de Clay Regazzoni e a Tyrrell de Jackie Stewart.

CLASSIFICAÇÃO PARA  PROVA

Nos treinos que definiram o grid, uma supremacia impressionante de Emerson Fittipaldi com a Lotus-Ford 72D, que cravou 2min32s383, 2s004 de vantagem sobre o argentino Carlos Reutemann (Brabham), que largou a seu lado, na primeira fila. Vale lembrar que, na ocasião, o traçado paulistano, hoje batizado de Autódromo José Carlos Pace, tinha uma extensão bem maior, com 7,960 metros contra os atuais 4.309 metros.

A segunda fila teve o sueco Ronnie Peterson (March) e o brasileiro Wilson Fittipladi Júnior (Brabham), terceiro e quarto colocados, respectivamente.

O GP

Na largada, os mais de 60 mil espectadores viram Wilsinho sair da quarta para a primeira colocação, com Emerson em segundo e Peterson em terceiro.

Os irmãos Fittipaldi mantiveram-se nessa ordem até Emerson superar Wilsinho na Reta Oposta, tomando a liderança da prova na terceira volta.

Tranquilo na ponta, Emerson parecia caminhar para a vitória até sofrer com um problema no braço inferior da suspensão traseira de sua Lotus na volta 32, que provocou sua rodada na subida dos boxes. Ele ainda levou seu carro ao pit-lane mas não conseguiu retornar.

Reutemann, que também havia ultrapassado Wilsinho, acabou vencendo a prova, com Ronnie Peterson em segundo e Wilsinho em terceiro, completando o pódio.

Outros dois brasileiros participaram da prova: Luis Pereira Bueno, que competiu com um March alugado, teve um ótimo desempenho e concluiu a prova em sexto, enquanto José Carlos Pace, a bordo de um March da equipe Williams, teve problemas e não terminou a corrida.

A primeira prova disputada em Interlagos que valeu por um Mundial da Fórmula 1 aconteceu em 11 de fevereiro de 1973, ocasião em que Emerson Fittipaldi, com Lotus-Ford foi o vencedor. Jackie Stewart (Tyrrell-Ford) cruzou a linha de chegada em segundo e Denny Hulme (McLaren-Ford) completou o pódio.

ABAIXO, VÍDEO DO GP BRASIL DE 1972. NARRAÇÃO DE TÉRCIO DE LIMA E GERALDO JOSÉ DE ALMEIDA

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time