O espanhol, saudado pelo então chefe, o italiano Flavio Briatore. Foto:Divulgação

O espanhol, saudado pelo então chefe, o italiano Flavio Briatore. Foto:Divulgação

Para homenagear o espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, que completa 43 anos nesta segunda-feira (29), relembramos sua primeira vitória na categoria, o GP da Hungria de 2003, disputado em 24 de agosto daquele ano, então pela Renault.

De quebra, na ocasião,  tornou-se o mais jovem piloto a vencer na F1, com 22 anos e 26 dias, recorde que foi quebrado cinco anos depois por Sebastian Vettel, quando o alemão venceu o GP da Itália de 2008, em Monza, com a modesta Toro Rosso. Atualmente, o mais jovem a ter vencido uma prova na F1, é Max Verstappen, com 18 anos e sete meses. 

A CORRIDA DA PRIMEIRA VITÓRIA NA F1

Após largar na pole com sua Renault R23 V10 pelo traçado magiar,  Alonso perdeu a liderança apenas no momento em que parou para seu pit-stop e cruzou a linha de chegada com pouco mais de 16 segundos de vantagem para o finlandês Kimi Raikkonen, então na McLaren-Mercedes. O colombiano Juan Pablo Montoya (Williams-BMW) completou o pódio, em terceiro.

O campeonato vivia um momento de disputa apertada, restando outras três etapas para o término. Michael Schumacher (Ferrari) somava 72 pontos contra 71 de Montoya e 70 de Raikkonen.

Michael Schumacher venceu os GPs da Itália (Monza) e dos EUA (Indianápolis). Rubens Barrichello, companheiro de equipe de Schumacher na Ferrari, ganhou a última corrida, em Suzuka (Japão).

Schumacher acabou sendo o campeão daquela temporada, pela sexta vez.

O asturiano Fernando Alonso Díaz, natural de Oviedo, bicampeão mundial da Fórmula 1, em 2005 e 2006 pela Renault, que soma 32 vitórias e 22 poles na categoria, atualmente compete pela Aston Martin na Fórmula 1. Seu próximo compromisso será no dia no dia 25 de agosto, após o recesso de verão, o GP da Holanda, em Zandvoort.

Alonso não disputou as temporadas de 2019 e 2020 da Fórmula 1, retornando em 2021, pela Alpine. Sua última vitória de Alonso na Fórmula 1 foi no GP da Espanha de 2013.

Porém, mais recentemente, Alonso teve conquistas marcantes, sendo duas vezes vencedor nas 24 Horas de Le Mans (2018 e 2019), ambas pela Toyota, na classe principal da prova, a LMP1.

No último domingo (28), Fernando Alonso concluiu na oitava posição o GP da Bélgica, disputado em Spa-Francorchamps. Ele ocupa o nono lugar no campeonato, com 49 pontos.

Vídeo abaixo, com narração de Galvão Bueno e comentários de Reginaldo Leme, o final da transmissão da Globo, com a festa de Fernando Alonso após vencer o GP da Hungria de 2003, efusivamente abraçado por seu chefe de equipe, o italiano Flavio Briatore.

      

  


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

Últimas do seu time