O Portal Terceiro Tempo recebeu no dia 22 de maio de 2012 de Debora Alvarenga (deboralvarenga@hotmail.com) o e-mail abaixo:

"Milton Neves
 
80 ANOS DA REVOLUÇÃO´E O ALVARENGA CONTINUAR ESQUECIDO POR SÃO PAULO ONDE LUTOU BRAVAMENTO SENDO FERIDO EM 23 DE MAIO 1932 NA PRAÇA DA  REPULBLICA JUNTAMENTE COM MATINS, MIRAGAIA,DRAUSIO E CAMARGO COMO O ALVARENGA TEVE A INFELICIDADE DE MORRER SO 12 DE AGOSTO DE 1932. CONTINUAR ESQUECIDO. UM PEQUENO RELATO DO HISTORIADOR EMIRICK LÉVAY, JÁ FALECIDO.
 
A omissão do nome de ORLANDO DE OLIVEIRA ALVARENGA,mineiro de Muzambinho na referida sigla M.M.D.C. deveu-se, á toda evidência, ao fato de a referida sociedade secreta,  ter sido constituída no dia imediato ao confronto armado, sem tempo, por tanto para incluir a letra do seu sobrenome ás quatro outras que designavam de maneira eufônica a prestimosa  entidade, ligada diretamente ao Gabinete do Secretario da Justiça e tendo Coordenador Luis Piza Sobrinho, com o encargo de cuidar do abastecimento, da intendência, bem como das financias, engenharia,saúde, correio, militar,além da propaganda e a mobilização de volutários, e serviços auxiliares.

Consta, tambem, que o Acadêmico SILVEIRA PEIXOTO, testemunho ocular da gloriosa manifestação popular de 23 de maio, foi quem socorreu Alvarenga quando este jovem se vira gravemente  atingido pela metralha da Legião Revolucionária, transportando-o até o consultorio de um médico que resolveu removê-lo, incontinente, ao cita Hospital Santa Rita, na Vila Mariana, como aliás, é mencionado no livro ¨CRUZES PAULISTAS, á pagina 32, com os nomes daqueles que tombaram - em 1932- pela glória de servir São Paulo.

O instituto Historio, Geografico e Genealógico de Sorocaba, presidido pelo Prof. Adilson César, em conjunto com a Sociedade Veterano de 32 concebeu uma forma de homenageá-lo, bem como aos  demais combatentes esquecidos, mediante a elaboração do projeto do Colar de Alvarenga e dos Herois Anônimos, em boa hora aprevado pelo Governador do estado, Geraldo Alckmin, por decreto  46718 de 25 de abril de 2002, tendo o pesquisador HELY FELISBETO CARNEIRO solicitado ao deputado Estadual José Antonio Caldini Crespo a elaboração de uma projeto de lei, com vistas a alteração da sigla MMDC para MMDCA .Ficando assim dia 23 de maio como dia do Alvarenga e Herois anônimos.
 
EMERICK LÉVAY
Desembargador-Coordenador do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo
Professor de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Membro da Academia Paulista de Historia - do conselho Estadual de Honrarias e Mérito e Socio-Titular do IHGSP.
Escrito em  2004
 
Em 2010 à lei foi alterada do dia 23 de maio para o dia 12 de agosto o dia do falecimento do Alvarenga. Pelo Deputado Olimpio.
 
 
Débora Alvarenga
Neta de Orlando de Oliveira Alvarenga"

Últimas do seu time