Um dos grandes nomes do futebol argentino em todos os tempos, que atuou como atleta e como treinador (foi o técnico da seleção argentina no título mundial de 1978),
morreu neste domingo (5), aos 85 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Abaixo, confira o resumo da carreira de Menotti em texto de Marcelo Rozenberg:
Começou no futebol como jogador das categorias de base do Rosário. Em 1960, teve a primeira chance no time profissional. Defendeu também Racing, Boca Juniors, The Generals, dos Estados Unidos, até chegar ao Brasil, onde passou por Santos e Juventus (no clube da Mooca, por sinal, encerrou a carreira; já no Santos foi o 11º argentino a vestir a camisa alvinegra). Em seguida, iniciou a carreira de treinador, com passagens por alguns dos mais importantes clubes do mundo como Barcelona, Independiente, River Plate e Boca Juniors.
Menotti chegou ao comando da seleção argentina em 1974. Quatro anos depois, deu a volta olímpica como campeão do mundo, mas o fato de não ter convocado Diego Maradona, então com 17 anos, para o Mundial rende polêmica até os dias atuais. Na ocasião, o treinador afirmou que o "El pibe de oro" era jovem demais para integrar a seleção.