Bento de Oliveira cobriu quatro Copas do Mundo

Bento de Oliveira cobriu quatro Copas do Mundo

Morreu nesta segunda-feira (4) o grande operador esportivo de som de rádio Bento Pereira de Oliveira, que marcou época principalmente na Rádio Jovem Pan. Bento teve complicações da covid-19. A informação foi divulgada pelo jornalista Wanderley Nogueira, em seu perfil no Twitter. 

Bento Pereira de Oliveira jogava no time de Nenê Garib, Natal Baldini, Moacyr Bombig, Manoel Jaime, Bizunga, Luis Carlos Pereira, Vitório Pescuma, Sidnei Lopes, Paulo Travaglia, Luis Alexandre Rodrigues, Francisco Palitos e tantos outros. Trata-se de um nome célebre na história da operação externa de som para a transmissão de futebol pelo rádio.

Bento de Oliveira cobriu quatro Copas do Mundo, teve dois casamentos, quatro filhos e quatro netos, rodou o mundo ao lado de monstros sagrados como Pedro Luiz, Joseval Peixoto, José Silvério e, sobretudo, Osmar Santos.

Sim, foi Bento quem revelou Osmar para o grande rádio paulistano ao prestar muita atenção no então garoto que empunhava o microfone da rádio Verinha, de Marília, cuja cabine ficava ao lado da cabine da Pan. Deu no que deu.

Na Praça de São Pedro, no Vaticano, com Milton Neves

 

Este foi o hotel em que várias equipes de rádio e tevê se hospedaram na Copa de 90. No lobby do Hotel Polo, em Roma, Milton Neves entrevistou o genial Armando Nogueira, que lhe disse que jornalista esportivo não só pode como deve ter um time de futebol de coração e torcer pela Seleção Brasileira. "Jornalista que não torce por seu time está em profissão errada. Deveria ser setorista de ensaio de ópera", avaliou Armando

 

Milton Neves e Bento de Oliveira, quando ambos estiveram cobrindo a Copa da Itália

 

Netto Neves, Fábio Lucas Neves, atrás de Fábio Lucas Neves vemos Bento de Oliveira (operador de áudio, que está de costas e com óculos escuros), Rafael Neves, Lenice Neves, Thays Regina Freitas (à direita da foto segurando cigarro) e atrás de Thays Regina Freitas, encontramos Orlando Fassoni (ex-jornalista e crítico de arte)

 

1985, escritório do cantor Roberto Carlos em prédio da Alameda Santos: (esq. para a dir.), o produtor Marcos Barrero, o apresentador Wellington de Oliveira, o Rei, o operador de som Bento de Oliveira e o apresentador e músico Sabá, depois da gravação de um Especial para a Jovem Pan

 

O chefe do departamento de jornalismo da Rádio Jovem Pan, Fernando Vieira de Mello apresenta Osmar Santos como o novo chefe da equipe de esportes, substituindo Willy Gonser. Da esquerda para a direita: Bento de Oliveira (parcialmente encoberto), Fernando Vieira de Mello, Randal Juliano, Cláudio Carsughi, Silvio Luiz, Leônidas da Silva, Cândido Garcia, Osmar Santos, Constantino Ranieri e Edemar Annuseck

 

O time da Rádio Jovem Pan na 1º Estação de Metrô, no Jabaquara, em São Paulo (SP). À frente, Tuta, o proprietário, Tutinha, Milton Parron (o quarto), Dona Ruth, Fausto Canova e Moisés da Rocha. Entre tantos, vemos Olga Sangirardi, Mário Fanucci, Randal Juliano (de chapéu), Aluani Neto, Ana Maria, Franco Neto, Franguinho, Geraldo Barreto, Maurício Calil, Ney Gonçalves Dias, Silvio Malagola, Marco Antonio Gomes, José Carlos Pereira, Chico de Assis, Chico Vieira, Afanásio Jazadji (de óculos escuros), Bento de Oliveira, Osmar Santos e tanta gente mais. Milton Neves, de barba, está lá atrás, bem no centro da foto, atrás de Afanásio Jazadji, encostado no vagão do metrô

 

À esquerda, Nilson César, ao fundo. À direita, só a cabeça de Bento de Oliveira. Nilson, quase sozinho, comeu aquela delícia italiana. Era a Copa de 90, na Itália.

 

Equipe da Jovem Pan na Copa da Itália, em 1990: José Carlos Guedes, Milton Neves, Nilson César e Bento de Oliveira.

 

Milton Neves e Bento de Oliveira: a Fontana de Trevi estava em obras, em 1990.

 

Copa de 1990: Bento de Oliveira chorou ao entrar no Vaticano.

 

1990, Roma: foi excelente a cobertura da Copa da Itália pela Jovem Pan. Você está vendo Bento de Oliveira, José Carlos Guedes, Milton Neves e Nilson César no Centro de Imprensa da RAI em Grotta Rossa.

 

Bento de Oliveira trabalhando durante a Copa do Mundo da Argentina em 1978.

 

Da direita para a esquerda: Genival Barros, Bento de Oliveira e Manoel Jaime em estúdio da TV Record, em 1972.

 

Osmar Santos e Bento de Oliveira: Bento descobriu Osmar e Osmar colocou Milton Neves no futebol da Jovem Pan, em 1973. A foto acima, que retrata a chegada de Osmar Santos à Rádio Jovem Pan, em 1972, foi tirada em frente à antiga sede da Rede Record de Televisão, Rádio Record e Rádio Jovem Pan no Aeroporto, em São Paulo.

 

Bento de Oliveira, em foto de fevereiro de 2020

 

Em família, com muito carinho. Foto: arquivo pessoal de Bento de Oliveira

 

Dois momentos do querido Bento Pereira de Oliveira

 

Em 2019, em sua casa na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Foto: arquivo pessoal de Bento de Oliveira

 

Confraternização na Rádio Jovem Pan nos anos 70. Atrás, da esquerda para a direita, o primeiro é o operador Alberto Pastre. O terceiro é Nino torelli e o último (bebendo) é Laurinho, marido de Ana Maria Penteado. Na parte do meio da foto, à esquerda está Bento de Oliveira (olhando para baixo) e depois estão Orlando Duarte e José Carlos Romeu. À frente, à esquerda, estão Nelson Tatá Alexandre, Antonio `Capote´Alexandre, `Seo´Tuta e o operador Osvaldo Silva

 

Turma da técnica da Jovem Pan, da esquerda para a direita: Paulinho, Piqueira, Mané Jaime, Bento de Oliveira, Genival Barros, Pinduca, Nino Torelli, Edgar, Baldini, Moacir, e Paulo Rodrigues Caveira no Edifício Sir Winston Churchill.

 

Últimas do seu time