Morre Adnan, ex-meia que jogou ao lado de Rivellino no Corinthians
Morre Adnan, ex-meia que jogou ao lado de Rivellino no Corinthians
Por Redação Terceiro Tempo - 12/07/2022 22:36
Adnan disputou 49 jogos com a camisa do Corinthians. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Terceiro Tempo
Adnan Abou Rizk, ex-meia libanês radicado no Brasil que defendeu o Corinthians e o Juventus nos anos 60, morreu nesta terça-feira (12), aos 75 anos. Adnan vivia em Ribeirão Pires, mas estava internado no hospital AC Camargo, em São Paulo-SP, onde travava luta contra um câncer.
O meia, que disputou 49 jogos (25 vitórias, 12 empates e 12 derrotas) e marcou seis gols com a camisa corintiana (fonte: Almanaque do Corinthians - Celso Unzelte), teve a carreira abreviada por causa de uma grave contusão após dividida com o zagueiro Zé Oto, do Bahia.
Adnan, que chegou a atuar ao lado de Édson e Rivellino no meio de campo corintiano, deixou o Parque São Jorge para defender o Juventus, mas já não tinha tantas condições físicas.
Em 1968, ele atuou pelo Formigão, de Formiga (MG), onde teve como comandantes Henrique Frade e Carlos Alberto Silva. Ele atuou ao lado de jogadores como Antonio Carlos, Gilson, Coutinho, Sudaco e Cristóvão (que já morreu).
No dia 13 de fevereiro de 2022, Adnan Abou Rizk o Adnan (ex-meia do Corinthians) participou no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes e contou muitas histórias do futebol.
Foto enviada por Ricardo Abou Rizk, filho do ex-jogador
Em pé, da esquerda para a direita: Dirceu Alves, Lidu, Carlos, Clóvis, Edson e Diogo. Agachados: Paulo Borges, Adnan, Benê, Rivellino e Eduardo. A foto é da Revista do Esporte, de primeiro de março de 1969. Logo depois, em 28 de abril do mesmo ano, Lidu e Eduardo morreram tragicamente em acidente de carro na Marginal Tietê, em São Paulo.
Atrás, Clóvis Queiroz é o mais alto. À frente dele, Luís Américo. Na primeira fileira, Buião, Benê, Ditão e Adnan. Ao fundo, jogador não identificado
Na imagem, da "Fazendinha", o ponta-direita corintiano Adnan salta para evitar o choque com o goleiro Diogo
Em pé: Oscar Amaro, Miguel, Brida, Celso, Carlos e Osmar. Agachados: Antoninho, Adnan, Sérgio Pinheiro, Brecha e Toninho Gallo.
Juventus, em 1971: Brida, Miguel, Celso, Oscar Amaro, Osmar, Carlos e Elias Pássaro. Agachados: Luis Antonio, o LA, Adnan, Sergio Pinheiro, Brecha e Antoninho Minhoca.
Vejam Picolé em jogo de festa em 1984 na cidade de Sorocaba. Em pé estão Ulisses, Edson Cegonha, João Carlos, zagueiro não identificado, Mário Travaglini e Gylmar; agachados vemos atacante não identificado, Adnan, Picolé, Tupãzinho e Geraldo José.
Da esquerda para a direita, no Timão, no final dos anos 60: Adnan, o goleiro Alexandre, Diogo, Paulo Borges, Maciel, Buião e Eduardo.
Lula está atento no gol, mas a falta não passou pela barreira de Flávio, Ditão, Oswaldo Cunha, Dirceu Alves, Adnan e Paulo Borges.
Em pé: Oswaldo Cunha, Carlos, Luis Américo, Luis Carlos Galter, Lidu e Diogo. Agachados: Paulo Borges, Adnan, Flávio Minuano, Rivellino e Eduardo
Foto do ex-meia Adnan em 2007.
Em pé: Oswaldo Cunha, Carlos, Luis Américo, Luis Carlos Galter, Lidu e Diogo. Agachados: Paulo Borges, Adnan, Flávio Minuano, Rivellino e Eduardo
Mais um time de juniores do Corinthians, em 1965, no Parque São Jorge. Os jogadores são: em pé (da esquerda para a direita) Reginaldo, Souza, Luís Carlos Galter, Machi, Luis Américo, Alexandre e Luis Antonio. Agachados: o massagista Oswaldo, Rafael, Adnan, Nelson Jacaré, Maia e Plínio
O Pacaembu estava cheio. Em pé: Almeida, Luiz Antonio, Luís Carlos Galter, Souza, Luís Américo e Alexandre. Agachados: Rafael, Nélson Jacaré, Nunes, Roberto, Adnan e o massagista Rodrigues
Veja Adnan em foto de julho de 1998.
Em pé: Dr. Dalvir, Carlos, Maurinho, Armando Colonezzi, Luis Moraes, Djalma, Luis Carlos Beleza e o preparador físico Pardal. Agachados: o diretor Mauro, Claudine, Adnan, Tata, Pedrinho, Pitta e o massagista Elias.
Em pé: Luiz Antonio, Barbosinha, Mendes, Luis Carlos Gálter, Jorge Correia e Luis Américo. Agachados: Abílio Rivelino, Bataglia, Nei (pai do Dinei), Geraldo José e Adnan.
Da esquerda para a direita: Guassi, Oscar Amaro, Antoninho Minhoca, Brida, Ataliba, Deodoro e Brecha. À frente de todos, agachado, está o ex-meia Adnan.
Adnan envergou a camisa do Corinthians de 1965 a 1970.
Em pé: João Batista, Gilson, Zé Horta, Zé Emílio, Hale, Caldo e Valdéz. Agachados: o técnico Henrique Frade, Coutinho, Adnan, Cristovão, Sudaco e Canhoto.
Em pé: Sérgio Gomes, Luis Moraes, Osmar, Celso, Carlos e Oscar Amaro. Agachados: Luis Antonio (LA), Adnan, Sérgio Pinheiro, Brida e Antoninho Minhoca.
Em pé: o massagista Elias Pássaro, Luis Moraes, Carlos, Celso, Miguel, Osmar e Oscar Amaro. Agachados: Luis Antonio (L.A.), Adnan, Sérgio Pinheiro, Brida e Antoninho. A foto foi cedida por Giba, do "Gibasbar", no bairro da Mooca, em São Paulo.
A equipe do Juventus campeã do Torneio Paulistinha de 1971. Em pé: Celso, Brida, osmar, Oscar Amaro, Carlos e Sérgio Gomes. Agachados: Luis Antonio (o L.A.), Adnan, Sérgio Pinheiro, Brecha, Toninho Galo e o massagista Elias Pássaro. A foto foi cedida por Giba, do "Gibasbar", no bairro da Mooca, em São Paulo.
Em pé: Lula, Oswaldo Cunha, Ditão, Luis Carlos Galter, Dirceu Alves e Lidu. Agachados: Paulo Borges, Adnan, Benê, Rivelino e Eduardo.
Em pé: Sr. Walter Pellegrini, Miguel, Carlos, Oscar Amaro, Maurinho, Osmar e Chiquinho. Agachados: Antoninho Minhoca, Adnan, Sérgio Pinheiro, Brecha e Ziza.
Em pé: Lula, Oswaldo Cunha, Ditão, Luis Carlos Galter, Dirceu Alves e Lidu. Agachados: Paulo Borges, Adnan, Benê, Rivelino e Eduardo.
Reunião de veteranos no dia 10 de novembro de 2018, em Ribeirão Pires, na casa de Adnan. Em pé: Alexandre, Cocada, Luís Américo, Souza, Maciel, Buião, Flávio Minuano, Badeco, Narde, Luíz Carlos Galter, Carlão, não identificado e Ângelo. Sentados aparecem Plínio, Zé Roberto, Adnan e amigos.
Encontro de veteranos do Corinthians, em maio de 2018, Adnan (de costas), Tião, Maciel e Luís Américo.
Animada reunião de veteranos, da esquerda para a direita em pé: Ângelo (Corinthians), Celso (Saad), Plínio (Corinthians), Arnaldo (Corinthians), Nelson Jacaré (Corinthians), Luiz Carlos (Corinthians), Tião (Corinthians), Maciel (Corinthians), Almeida (Corinthians), Maia (Corinthians), Zé Roberto (Corinthians) e não identificado. Sentados: Não identificado, Manoel Maria (Santos), Alexandre (Corinthians), Adnan (Corinthians), Bataglia (Corinthians), Luiz Américo (Corinthians e Portuguesa) e Deodoro (Corinthians)
Foto de 1973 usada para promover a competição no Japão: Em pé: Não identificado, Maurinho, Sergio Gomes, Brida, Oscar Amaro, Luis Moraes, Luisinho, Deodoro, Chiquinho e Milton Buzetto. Agachados: Não identificado, Luis Antonio, Paulo Davoli, Tadeu Macrini, Não identificado, Tanesi, Sergio Pinheiro, Adnan , Ziza, Bernardino e Guassi.
Adnan, Sr. Fontes e Luis Américo em 1965. Adnan e Luis Américo em 2015. Foto: A Voz de Ribeirão Pires
Adnan e Luis Américo em 2015. Foto: A Voz de Ribeirão Pires
Luis Américo, Moreno e Adnam, em 1963. Foto: A Voz de Ribeirão Pires
Grande time do Juventus, em 1974
Na década de 60 e em 10 de maio de 2014, na inauguração da Arena Corinthians, em Itaquera
Jogadores do América de Rio Preto em 1970. Da esquerda para a direita: Zezinho, jogador não identificado, Aécio, Adnan e Manoel. Foto: arquivo pessoal de Zezinho
O América de Rio Preto-SP na década de 60. Em pé, da esquerda para a direita: Nico, Ambrósio, Reis,Café, Manoel, jogador não identificado, Valter e Sr. Antonio (diretor do América). Agachados: Risadinha (massagista), Zezinho, Aécio, Ferreira, Adnan e Noriva. Foto: arquivo pessoal de Zezinho
Luis Américo, Adnan, Eduardo Amorim, Polaco e Buião na festa de inauguração da Arena Corinthians, em 10 de maio de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT
Adnan, Luis Américo e Buião na festa de inauguração da Arena Corinthians, em 10 de maio de 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT