Estudos recentes mostram que os cavalos têm uma memória extraordinária. Foto: Divulgação

Estudos recentes mostram que os cavalos têm uma memória extraordinária. Foto: Divulgação

Os elefantes que se cuidem…

Estudos recentes mostram que os cavalos têm uma memória extraordinária – possivelmente ainda melhor que a de um elefante!

“Memória de elefante” é uma expressão idiomática na língua portuguesa que é utilizada para se referir às pessoas que possuem uma boa memória e que não esquecem das coisas facilmente.

A memória é a função mental que permite reter informações e aprender.

Sem memória é impossível aprender.

Quando treinados, os cavalos são capazes de aprender mais rápido do que os outros animais e, depois de aprendido, jamais esquecem.

Eles têm um senso de direção muito bom, conseguindo lembrar de locais onde encontraram comida, abrigo e água, além de lembrarem de locais onde existem predadores. Tudo isso graças a sua capacidade de recordar eventos que os marcaram, tanto bons quanto ruins.

Quando passam por uma má experiência, os cavalos irão guardar essa memória durante longos anos, lembrando-se do local e situação em que ocorreu esse trauma.

Mas, se forem tratados com carinho e gentileza, eles lembrarão dessas pessoas para o resto de sua vida. Mesmo estando distantes, quando se encontrarem novamente, o sentimento de amizade, lembrança e emoção serão os mesmos.

Acredita-se que um cavalo com apenas um ano de idade já tenha aprendido mais de 70% do que precisa saber. Por isso o adestramento correto é tão importante. Depois de memorizado, tirar os maus hábitos e corrigir ensinamentos errados não chega a ser impossível, mas se torna uma tarefa árdua e muito difícil.

Segundo uma pesquisa da Universidade da Bretanha-França, a memória dos cavalos vai muito além do que imaginamos.

Os cavalos se comportam, aprendem e memorizam melhor quando aprendem de forma positiva, criativa, desafiadora, não entediante e acima de tudo não agressiva. Recompensas como um carinho ou uma conversa em tom calmo e agradável também funcionam. Experimente! O manejo e a convivência se tornam muito mais simples e prazerosos.

Essas são apenas algumas da admiráveis habilidades cognitivas desses animais tão dóceis e inteligentes.

Treine e ensine seus cavalos com respeito, carinho e gentileza. Eles memorizam, retribuem e agradecem…

Até a semana que vem, com mais cavalos em nossas vidas!!!

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS COLUNAS DE FLÁVIA RAUCCI NO PORTAL DO LUIZ ANDREOLI

CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DO HARAS TRÊS RIOS

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa