Jogos históricos. Polêmicas. Pelé, Mbappé e Sérgio Ramos na mesma seleção. Estatísticas. Infográficos. Fatos históricos. Messi, Maradona e Romário juntos numa mesma equipe. Esses e outros assuntos fazem parte da obra “O Livro de Ouro das Copas”, que te leva para um universo de possibilidades que só a Copa do Mundo consegue oferecer. São anos de pesquisas, fatos e histórias reviradas em um só livro – que, assim como a taça, é de Ouro.
Essa preciosidade da Faro Editorial aborda tudo que você precisa saber de cada época do mundial, começando em 1930. Nas primeiras Copas, os registros dos jogos eram precários e dispersos – ao contrário das Copas recentes, em que existe uma avalanche de informações, algumas até desencontradas. O autor Lycio Vellozo Ribas, num trabalho minucioso, analisou e compilou informações em diversas fontes para chegar a um conteúdo exclusivo nunca antes abordado num só material.
Com textos criativos, esse “portal mágico” transporta você para todas as 21 Copas disputadas, em que é possível reviver o clima do jogo, saber de feitos históricos e situações reveladas tempos depois – como o caso do jogador alemão que foi espião duplo na Segunda Guerra Mundial.
“O Livro de Ouro das Copas” é de fácil acesso e o mais completo do segmento, com uma linguagem clara e ilustrativa que agrada a todas as gerações. As crianças vão se divertir com as figurinhas dos jogadores, mascotes, uniformes, modelos de bolas, escudos e bandeiras dos países. Os mais experientes vão reviver a nostalgia dos álbuns de figurinhas da época, mergulhar nas informações com gráficos ilustrativos desde a fase de grupos até a grande final. Também irão concordar ou não com as seleções inusitadas criadas pelo autor. Já pensou num time só de jogadores novinhos, em que o mais velho tem 20 anos?
Para os profissionais da área, o livro é um guia prático atualizado e completo do assunto, com informações raras e curiosas, regras modificadas a cada Copa, a adoção do VAR, estatísticas, média de gols, recordes, lendas, fatos divertidos e até assuntos recentes. Por exemplo, a situação inédita da Copa de 2022 não ser realizada em junho, devido às altas temperaturas no Qatar. Ou fatos que interferiram nas seleções participantes, desde a equipe que foi proibida de participar das eliminatórias devido a uma guerra até aquelas que tiveram surto de Covid no elenco e não puderam jogar as eliminatórias. Além da tradicional Itália, que não participará da Copa pela 2ª vez consecutiva.
O autor apresenta ainda nessa edição limitada uma pesquisa marcante sobre os goleiros que fizeram história do mundial. Tem o primeiro que defendeu um pênalti, o que ficou mais tempo sem levar gol, o mais alto, o último que usou luvas, o goleiro que também jogava como atacante...
Quando o campeão levanta a taça, é fim de Copa, mas é início de muitas histórias para “O Livro de Ouro das Copas”. Venha viver essa paixão mundial no melhor livro do segmento e fique craque no assunto.
CLIQUE AQUI E COMPRE "O LIVRO DE OURO DAS COPAS"
Lycio Vellozo Ribas (primeiro da esquerda para a direita), autor do "Livro de Ouro das Copas", em visista ao Portal Terceiro Tempo ao lado de sua esposa, Rachel, e filhos, Kael e Iago
Sobre o autor: Graduado em Publicidade e em Jornalismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Lycio Vellozo Ribas é jornalista esportivo desde 1998, ano em que começou a trabalhar no Jornal do Estado (atual Bem Paraná), em Curitiba. Era subeditor de esportes durante a Copa do Mundo de 1998. Depois, chegou aos cargos de editor de esportes e secretário de redação, que ocupou durante as Copas de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Mas o gosto por pesquisar sobre futebol começou em 1982. Aficcionado por Copas do Mundo, o autor fez desde então uma busca incessante por informações sobre o maior espetáculo da Terra, o que o levou a produzir obras sobre os Mundiais. Como outros milhões de brasileiros, chorou em 1982, assim como festejou em 2002 e ficou indignado em 2014.
Ficha Técnica Título: O Livro de Ouro das Copas Editora: Faro Editorial Nº de páginas: 304 Todo Colorido – capa dura Assessoria de Imprensa: Curitiba – Rachel Ribas – 41 99818-7000 (whatsapp)