O livro tem como narrador um cão. E também forte ligação com o Museu Casa da Xilogravura

O livro tem como narrador um cão. E também forte ligação com o Museu Casa da Xilogravura

 

Convidado a dar um curso na Escola Superior de Jornalismo do Porto, em Portugal, o professor universitário Antonio F. Costella levou em sua companhia, além de sua mulher,  o cão Chiquinho, pois o canídeo era tão apegado ao casal, que não comia quando eles não estavam em  casa. Terminado o curso, os três seguiram de automóvel em viagem de três meses por Espanha, França, Itália e Grécia. Voltando ao Brasil, Costella escreveu, em sucessão, quatro livros da série Patas na Europa contando as peripécias da jornada. E O CHIQUINHO FOI O NARRADOR DE TUDO.  Trata-se de literatura de VIAGEM, mas também de HISTÓRIA pois o cão interage com “fantasmas históricos” ligados aos lugares visitados (Júlio Cesar, D. Pedro I, Marco Polo, Napoleão, Michelangelo, Monteiro Lobato, Pasteur, Van Gogh, Garibaldi, Pitágoras e outros), os quais relatam fatos rigorosamente verdadeiros e pouco conhecidos. Os textos ademais divertem, com uns toques de FICÇÃO, do personagem Teobaldo, um templário.

 

As Mídias impressa e eletrônica divulgaram generosamente os Patas, que assim se tornaram grande êxito de vendas.   Daí, a Editora Mantiqueira, que até então era apenas um hobby de Costella, passou a dar lucro, a ponto de tornar-se uma mantenedora do seu Museu Casa da Xilogravura, de Campos do Jordão (www.casadaxilogravura.com.br). Por isso, a efígie do narrador canino inspirou o logotipo da Editora e o cão, que morreu de velhice, foi sepultado no jardim do Museu. Se a Universidade de São Paulo, que é a herdeira dos prédios e do acervo do Museu, eliminar o túmulo, perderá a doação.

 

Depois, os quatro livros foram reunidos por Costella em um só volume. Esta reedição inclui os quatro, e vem acrescida do texto do livro Vida de Cachorro, biografia do Chiquinho.  Ademais, a obra teve todos os textos inteiramente revistos, ampliados e enriquecidos com muitas outras ilustrações. É o Patas definitivo.

 

Dia 24 de agosto de 2021 -  às 19.30 horas  L I V E   com Antonio F. Costella no INSTAGRAM       @museucasadaxilogravura

 

Patas na Europa pode ser comprado nas boas livrarias, para as quais é distribuído pelas empresas

Inovação (11) 3262-1380 e Ramalivros (11) 3117-4333

Pode também ser pedido à Editora:   editora@editoramantiqueira.com.br

----  Fone (12) 3662-1832   (WhatsApp)

Instagram@museucasadaxilogravura      Facebook:   Casa da Xilogravura

Correio: Editora Mantiqueira - Caixa postal 42 – CEP 12460-000 – Campos do Jordão – SP

 

Últimas do seu time