Pista em Cotia recebe os eventos no próximo mês. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Pista em Cotia recebe os eventos no próximo mês. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, em parceria com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), sediará dois eventos seletivos no mês de agosto, nos dias 20 e 21: a Seletiva FIA Games Endurance e a Seletiva FIA Games Slalom, que irão eleger os representantes brasileiros nestas categorias para o FIA Motosport Games, uma espécie de Olimpíadas da modalidade, que acontecerá pouco mais de dois meses depois, entre 29 e 31 de outubro em Paul Ricard, na França.

O presidente da CNK (Comissão Nacional de Kart), Rubens Carcasci, falou sobre a dinâmica das competições, enaltecendo o caráter democrático, sobretudo no modelo Endurance, com os competidores podendo ter idade de 17 anos ou mais.

“Disputar uma `Olímpiada´ é um sonho de qualquer competidor e estamos muito felizes em poder dar essa chance para pilotos e `não-pilotos´. Então, será uma competição muito democrática, especialmente no Endurance, onde os participantes podem ter 17 anos ou mais, e terão a chance de representar o Brasil num evento FIA. No caso do Slalom, será um evento inédito e um desafio a mais para nós, mas estamos seguindo exatamente o regulamento da FIA, selecionando pilotos de 14 e 15 anos, e vai ser muito bacana também porque é uma vaga para a categoria masculina e outra para a feminina, o que impulsiona o esporte para todos os gêneros”, comentou Rubens Carcasci.

Inscrições para os dois eventos estão abertas. Foto: Divulgação

SLALOM

Para pilotos com 14 e 15 anos completos. O Brasil selecionará um representante masculino e um feminino. Haverá uma prova com 20 minutos de duração, aberta a todos os inscritos. Os seis primeiros da categoria masculina e as seis primeiras da categoria feminina avançam e se classificam para o Slalom, que será disputado em trajeto específico, com locais delimitados por cones.

Cada um dos pilotos classificados terá direito a apenas uma passagem cronometrada pelo trajeto. Serão declarados campeões o piloto da categoria masculina e a piloto da categoria feminina que ao final tiver alcançado o menor tempo.

ENDURANCE

Na seletiva do Endurance serão admitidos pilotos com 17 anos de idade completos ou mais. Cada equipe deverá ser composta por quatro pilotos, com gêneros mistos (ao menos um piloto ou uma piloto no time) e todos deverão participar da prova, que terá o total de 4 horas de duração.

A equipe campeã terá o direito de representar o Brasil no evento da FIA e receberá 15 mil reais, para ser usado exclusivamente no pagamento da inscrição do FIA Motorsports Games 2021 – categoria Kart Endurance. Os quatro pilotos, integrantes da equipe campeã, também serão premiados com a isenção de sua filiação junto à CBA para o ano de 2021 (caso ainda não a tenham).

As demais despesas de viagem, equipamentos e participação no FIA Motorsport Games não previstas no regulamento das provas de Endurance e Slalom na Granja Viana serão de inteira responsabilidade dos pilotos. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS EVENTOS NO KARTÓDROMO GRANJA VIANA (SP) - HORÁRIOS DE BRASÍLIA:

Seletiva FIA Games Slalom

Sexta-feira, 20 de agosto

Treinos 14:00 – 15:00
Sorteio dos karts: 15:15
Tomada de tempo: Após o término do sorteio
Largada: Após término da tomada de tempos

Seletiva FIA Games Endurance 

Sexta-feira, 20 de agosto

Treinos: 17:00 às 18:00
Tomada: 18:30

Sábado, 21 de agosto
Largada: 09:00

Inscrições abertas no site do Kartódromo Granja Viana (aqui), bem como o regulamento completo.

Informações gerais no site da CBA (aqui).

Com informações da fgcom


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA

 

 

 

 

Últimas do seu time