A seleção brasileira precisa de uma reestruturação, depois de duas atuações vergonhosas diante de Venezuela e Uruguai, onde a equipe comandada por Fernando Diniz marcou apenas um gol e perdeu a liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Alguns jogadores que não estão sendo convocados merecem ter algumas oportunidades de vestir a amarelinha para substituir outros que não estão rendendo tanto nos clubes ou até mesmo na seleção que estão sendo convocados.
Douglas Luiz: Temporada avassaladora do volante do Aston Villa, atualmente é o brasileiro com mais gols marcados nas cinco grandes ligas europeias. Na atual temporada o jogador marcou seis gols em 14 partidas disputadas. Meia ex-Vasco marcou duas vezes na vitória do Aston Villa diante do West Ham no último final de semana.
Ederson: Volante ex-Corinthians que está atualmente na Atalanta já marcou três vezes na Série A italiana. O jogador vem sendo o principal destaque da equipe tanto ofensivamente como defensivamente. Aos 24 anos o meia nunca chegou a jogar pela seleção principal.
Tiquinho Soares: Artilheiro do brasileirão com 16 gols pelo líder Botafogo, o camisa nove merece uma chance na seleção, não só por estar vivendo o seu melhor ano na carreira, mas também devido à seca de gols dos atacantes que vem sendo convocados.
Marcos Leonardo: Atacante do Santos, que é o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, é o principal, se não o único, destaque do Peixe na atual temporada. o jovem atacante de 20 anos, que já foi especulado na Roma da Itália, foi o titular da seleção brasileira pré-olímpica e da seleção brasileira no mundial sub-20 neste ano.
Igor Paixão: Atacante do Feyenoord da Holanda, o jovem jogador é outro que merece oportunidades na seleção principal, nas últimas convocatórias chegou a ser chamado para a seleção pré-olímpica. O jogador assumiu a titularidade de vez no atual campeão Holandês nesta temporada.
Anderson Talisca / Malcom: Ambos os jogadores que estão na liga Saudita merecem uma oportunidade na seleção. Já que Neymar, que joga na mesma liga, pode ser convocado, não há a desculpa de não convocar quem está neste campeonato. O atacante do Al Hilal, Malcom chegou a ser convocado no início do ano quando ainda estava no Zenit da Rússia. Os dois jogadores vêm desempenhando um ótimo futebol quando comparado com outros nomes que estiveram na última lista de Diniz.
Vitor Roque: Mesmo estando lesionado atualmente, a jovem promessa do Athletico-PR, que já foi vendido ao Barcelona, merecia ter ganho ao menos uma oportunidade na seleção principal. O jogador de 18 anos tem mais gols marcados este ano do que os três centroavantes convocados por Diniz juntos no mesmo período.
Outros jogadores como: Joelinton e Gabriel Martinelli também merecem mais oportunidades, porém estiveram lesionados no período das últimas convocações.