A rigor, o Grêmio perdeu o Gre-Nal deste sábado acidentalmente, já que foi o zagueiro Gustava Martins que encaminhou a trajetória da bola para as redes de seu time, na cabeçada de Vitão.
Dizer que o tricolor perdeu o clássico por obra do azar seria empanar o mérito colorado na vitória, o que não seria justo para o time que soube aproveitar melhor as escassas chances de gol que aconteceram na partida.
Afinal, tanto o Inter, que venceu, quanto o Grêmio, que foi derrotado, poderia ter vencido esse Gre-Nal equilibrado, em que ambas as equipes entraram em campo dispostas muito mais a não perder do que propriamente a chegar à vitória.
Aliás, essa forma defensiva de atuar já era esperada de ambos os lados, pois sem Enner Valencia e Borré, no ataque colorado, e sem Diego Costa e Soteldo, na ofensiva gremista, pouco se poderia esperar deste Gre-Nal em termos ofensivos.
No que tange à classificação no campeonato, logicamente o resultado foi ótimo para o Inter e ruim para o Grêmio, que não pontuou e permanece na Zona de rebaixamento com risco iminente de terminar a rodada na lanterna do campeonato.
Mesmo que tudo isso seja verdade, acho um exagero, entretanto, que certas manchetes enfatizem que com essa vitória no clássico o Inter afundou o rival na Zona de Rebaixamento do Brasileirão.
Isso não condiz com a realidade, pois o Grêmio foi para esse confronto já afundado no Z4, podendo deixar a incômoda posição se vencer o Atlético Goianiense quarta-feira, em Goiânia, dependendo de uma combinação de resultdos difíicil, mas não impossível de acontecer,
A situação do Grêmio não é boa no campeonato, mas é ótima na temporada de 2024, pois está vivo na disputa da Copa do Brasil e da Libertadores, na qual seu concorrente às quartas de final, o Fluminense, também faz campanha ruim no Brasileirão, ocupando a última colocação.
Isso posto, vale dizer portanto que não é coerente tentar fazer terra arrasada na temporada gremista deste ano, pois esta situação constrangedora do tricolor, amargando a Zona de Rebaixamento, não possui substância para que se cometa tal exagero.
É preciso levar em conta que as seis derrotas ultimamente sofridas pelo Grêmio aconteceram diante de equipes qualificadas, que encontraram pela frente um elenco atuando longe de seus domínios e, não raro, desfalcado de jogadores importantes.
Fale com nosso comentarista esportivo, colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)991763232.
Foto: UOL