Por Band Esportes
“Todo mundo quer ajudar o Íbis a perder”. É com esse pensamento que o Pior Time do Mundo, fama que o Íbis ganhou nos anos 1980, lançou nesta semana o seu programa de sócio-torcedor. A fama do Pássaro Preto é tão grande que os objetivos começam altos: alcançar o Barcelona em número de sócios.
O time espanhol tem cerca de 150 mil sócios e pelo levantamento do Íbis, esse não é um número impossível de ser alcançado por dois principais motivos: o alcance que o time pernambucano tem nas redes sociais, e claro, o baixo preço. Para se tornar sócio do Íbis, a mensalidade é de apenas R$ 2, mas nada impede que o torcedor possa colaborar com mais.
A página Ibismania conta com 140 mil curtidas no Facebook e 74 mil seguidores no Twitter. A grande maioria são de pessoas simpáticas ao Íbis, muitos de fora do estado de Pernambuco. Se cada um desses seguidores se associarem, já é dinheiro o suficiente para o Pássaro Preto se manter na ativa.
“O foco inicial é atrair o alto número de seguidores que temos nos perfis Ibismania. Pretendemos chegar ao nível do número de sócios do Barcelona. Eles perderam muito com a saída do Neymar. Vamos tentar atrair esse público. O sócio pode contribuir a partir de R$ 2, mas nada impede que pague mais do que isso. Muitas pessoas estão depositando R$ 10, R$ 30 e até R$ 50. Tem gente de vários estados do país participando e até pessoas de outros países, como da Argentina, que também estão interessadas”, disse Nilsinho Filho, diretor de marketing do Íbis em entrevista ao Portal da Band.
Objetivo
O Íbis vai disputar a partir de setembro a Série A2 do campeonato Pernambucano. Sem patrocínios, o principal objetivo da diretoria é conseguir dinheiro para manter o clube na competição. o presidente do Íbis, Ozir Júnior, calcula que seria necessário algo em trono de R$ 25 mil a R$ 30 mil por mês para isso. Esse também é o valor para inscrição na competição.
“Estamos sem patrocinadores e vivendo de doações. O Íbis precisa entre R$ 25 mil e R$ 30 mil por mês para se manter, fora os custos dos jogos. Para gente é melhor jogar fora de casa do que em casa, porque apesar das viagens, não temos que arcar com médicos, ambulâncias, arbitragem, essas coisas”, contou ele.
Apesar de ser um time do Recife, o Íbis manda seus jogos já há algum tempo em Paulista, no estádio Ademir Cunha, que fica a cerca de 20Km da capital pernambucana. Para atrair mais gente, o programa de sócio torcedor também irá sortear prêmios.
“O clube precisa de verba para disputar o Pernambucano da A2. Está difícil de conseguir patrocinador. Lançamos a ação no momento certo e contamos com a participação dos nossos seguidores. É necessário pagar taxas para disputar o campeonato e dar condições melhores para os atletas. O sócio participa de sorteios, concorre a kits com camisa calção e meião do time, além de descontos no jogos do campeonato”, explicou Nilsinho.
Uma das maneiras que o Íbis está usando para atrair os sócios é a figura folclórica de Mauro Shampoo, maior ídolo da história do Íbis, que marcou apenas um gol na carreira. A equipe de marketing circula com ele pelas ruas do Recife, onde ele é facilmente reconhecido. Em seis dias de campanha, o Íbis já conseguiu até agora 232 sócios, mas ainda acreditam que podem chegar no Barcelona.
Quer ajudar o Pássaro Preto? Saiba como se tornar sócio do Íbis:
Para se associar, basta fazer um depósito na conta do clube (Banco do Nordeste, agência 00237, conta corrente 0552-2) e em seguida mandar o comprovante da transação para o e-mail ibissocio@gmail.com. Em seguida o clube irá lhe enviar a carteirinha digital de sócio.
Foto: Divulgação/Íbis